1 - Hm, não tenho tempo de rever o Gaiden. Penso eu que ele não realiza o S/T, sendo que a habilidade do MS dele é apenas marcar armas e manipulá-las, inclusive nas duas situações que você trouxe, quem realiza o Kamui fake é esse bicho mesmo.
https://i.servimg.com/u/f62/19/61/68/47/01711.jpg
https://i.servimg.com/u/f62/19/61/68/47/01811.jpg
2 - Então, as barreiras dificultam o acesso à memória, mas não impediram que Inoichi entrasse na mente do carinha lá, inclusive ele nem comenta que houve alguma dificuldade. Diferente desse processo de ter que ler a mente da vítima, o Shintenshin simplesmente se apossa do adversário. Mesmo que Nagato venha oferecer resistência, o Shin roda com chances de 100%.
3 - Voo também é uma faca de dois gumes, já que impossibilita Nagato de atacar efetivamente (coisa que no chão já teria dificuldades). De alturas mais relevantes, a única arma do Nagato seria o CST, já que outras versões da onda de choque perderiam potência antes de chegar ao meu time e o Chibaku Tensei que poderia ser usado como projétil, está banido.
4 - Nagato vai identificar os contornos do meu time dentro do Jukai Koutan e em voo?
5 - Mas o Kori Shinchu não é visual, é de campo e altera percepção espacial. O Nagato com sensor pode tornar o gen pouco útil, mas é efetivo no Shin. Só cito esses randoms também pra fazer volume hueaheuhaue.
Ao contrário do que você falou, acredito que Hashirama aumente e muito a capacidade da equipe. O sensor é necessário a partir do momento em que a floresta se movimenta constantemente, e a equipe consegue se deslocar através dela com muita facilidade através do próprio Mokuton. Imagine Hashirama fazendo um Moku Bunshin de suporte para cada integrante. E como realmente o restante da equipe é suporte, a mobilidade/efetividade deles não é afetada, os ataques de Sai e Temari são teleguiados, a própria fuinha (Kiri Kir Mai) pode entrar na conexão do Shindenshin e saber exatamente onde estaria Nagato/Shin através de informações do Byakugan e dos sensores.
Os Moku Bunshin são suficientes para lidar com todas as kuchiyoses do Nagato, já que estavam parando/imobilizando clones do Juubi do tamanho de bijuus.
Já vimos Mokuton lidando com as próprias bestas de cauda.
Então Cérberus e qualquer outra Kuchiyose será imobilizada, puffada ou enterrada com o Mokuton a metros debaixo do solo. Sendo que os próprios Moku Bunshins podem fazer estratégias, já vimos um tentando lidar com a bijudama do Jubi, com um Jukai Koutan que a levaria até o mar.
Logo, o suporte do Hashi é
super eficaz.
Você se defender de um Shintenshin é OK para ninjas de alto nível. Agora, e defender-se de um Shintenshin + Byakugan? E defender-se de um Shintenshin + Byakugan de usuários camuflados numa floresta, pelo genjutsu da escuridão e sob pressão constante do Hashi com Hotei e demais Mokutons? Isso seguido de selamentos, esmagamentos, fatiamentos, etc. Como superar a defesa do meu time? Com o Shindenshin, é como se todos tivessem acesso a sensor (chakra, olfato) e Byakugan e ainda trabalhassem em sincronia perfeita. A própria floresta movimentando-se, Moku Bunshins, Houbi e outros Mokutons...