Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionQual a origem da consciência?  EmptyQual a origem da consciência?

more_horiz
Em que ponto ela se forma? Acreditam ser um fenômeno puramente mental, ou crêem em um fator externo como o espírito, para explicá-la ?

descriptionQual a origem da consciência?  EmptyRe: Qual a origem da consciência?

more_horiz
Dizem que ela surgiu do processo evolutivo, acredito que não tem nada haver com espírito ou outro tipo de misticismo, com a evolução do cérebro se deu a consciência, acredito eu, deve ser isso mesmo ou se existir algum tipo de estudo científico sobre que prove ser outra coisa, acredito na ciência.

descriptionQual a origem da consciência?  EmptyRe: Qual a origem da consciência?

more_horiz
Espírito :barry: Se bem que a evolução também está envolvida. O corpo se desenvolve junto com o espírito.

more_horiz
Acredito que seja no cérebro, mas com mais alguma coisa que não consigamos replicar. Se criarmos um cérebro igualzinho ao seu, e conseguirmos fazê-la funcionar, a consciência daquele cérebro será outra que não a sua, apesar de ainda ser semelhante à sua. A pergunta é bem complexa, especialmente se pensarmos no experimento teórico do "Swampman". Outra questão, se removermos seus neurônios um a um, e recolocarmos outro, será que sua consciência deixará de ser você em algum momento? Difícil (ou impossível) saber.

more_horiz
Caraca, eu pensei em responder isso com as ideias do Heidegger e a fenomenologia de Husserl, mas meu cérebro está tão fritado depois da minha prova de filosofia que eu não sei como explicar. O Uchiha Power saiu do fórum? Acho que ele teria mais propriedade para explicar. Queria poder marcá-lo aqui.

Mas tentando explicar e iminentemente falhando e errando tudo.. a consciência para esses lunáticos contemporâneos é a intencionalidade de entender os fenômenos que se apresentam à ela. Ou seja, quando acontece algo e você toma consciência desse algo, você, com sua intencionalidade, constrói sua consciência e suas ideias a partir daquilo, e até mesmo divergindo a sua consciência da essência real daquela coisa, "contaminando-a" (experiências análogas, conclusões diferentes, ocorre muito com as pessoas, e isso foi explicado sem falar de subjetividade nem nada). Isso acontece continuamente nas nossas vidas aparentemente, desde que nascemos. É uma coisa bem viajada mesmo, mas à quatro dias atrás eu estava entendendo tudo, agora deu branco.

Isso explica direitinho, inclusive dá para perceber nas ideias desse cara um pensamento filosófico muito característico de sua época: de que o mundo e o homem estão mais em unidade do que dualidade, em contraste com o pensamento iluminista. Essas viagens de "ser-no-mundo" do Heidegger e afins.

Vídeo extra por que foda-se.

Mas não se aprofundem, filosofar não tem volta e não faz bem para pessoas burras como eu. :kanji: Acabam saindo entendendo menos do que quando entraram.

more_horiz
Isso é algo muito complexo.

Esses dias estava comentando com um amigo... E se eu pudesse transferir todas as minhas memórias para um pen drive e o colocasse em outro corpo, esse novo seria "Eu" ou seria outro alguém?
Pq afinal considerando que não existe alma, tudo são apenas sinais elétricos em nosso cérebro.

Sabemos que as memórias e experiências são o que nos moldam, nossa personalidade, e que influencia toda nossa vida, nossas decisões e etc. Temos exemplos de pessoas que perderam suas memórias e mudaram totalmente de comportamento.

Isso é algo usado na Ficção, em que de formas mirabolantes memórias artificiais são implantas em pessoas/robôs , e para eles, aquilo é sua vida.

É algo bem interessante de se pensar...

more_horiz
Não seria você. Seria um compilado dos fenômenos que a sua consciência experienciou, não a sua consciência propriamente dita. Esse pen drive poderia divergir da sua consciência real para outros fenômenos caso levasse uma vida normal em outro corpo enquanto a sua consciência original diverge para outros. Poderiam ser coisas completamente diferentes daqui a 30 anos, por exemplo.

more_horiz
Não seria você. Seria um compilado dos fenômenos que a sua consciência experienciou,

As memórias fazem a pessoa, digamos que isso aconteça sem o seu Conhecimento. O "Você" de verdade está morto, mas tem um outro Corpo com suas memórias que tem sua personalidade, e acha sem sombra de dúvidas que de fato, ele é "Você".

Se ninguém nunca informar que passou por esse processo, ele será você e sempre achara isso. Exemplos disso tem em Filmes Astro Boy e etc, e o mais interessante é o do manga Deadman Wonderland, onde Chan e En usam seus poderes de transferir memórias de um corpo para outro, Hagire Rinichirō usa essa habilidade para sobrescrever outro ser humano com suas memórias.

Se uma pessoa perde suas memórias, e recebe um "backup" com sua Personalidade, ok, continua sendo a mesma pessoa, não é?
Mais se esse "backup" é feito em outro corpo? Como fica?

more_horiz
Não dá para se explicar.

Diria que seu cérebro cria e suas experiências a moldam pouco a pouco. Não é à toa que há muita discussão acerca de algo como a clonagem, mas de fato seus clones e não seriam exatamente iguais a você.

@Uchiha Power (Agora separado) :ref:
Mostre a luz e dê aquela explicação que ninguém entenderá.

more_horiz
Ahhh, o Uchiha Power ainda está no fórum. Mas acho que ele não vai falar de fenomenologia que nem eu se for comentar aqui. :kanji:

more_horiz
Leon Lancaster escreveu:
@Uchiha Power (Agora separado) :ref:
Mostre a luz e dê aquela explicação que ninguém entenderá.

Catioro escreveu:
Ahhh, o Uchiha Power ainda está no fórum. Mas acho que ele não vai falar de fenomenologia que nem eu se for comentar aqui. :kanji:

São tartarugas até lá embaixo.

more_horiz
:lisa: 

Ta. :lisa:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos