Depende muito de doente em que sentido, em quais aspectos, e por aí vai. Uma generalização como "doente"/"sã" sempre vai tender pro doente, pois são inúmeros aspectos e ao menos um vai desagradar à maioria das pessoas. Em alguns aspectos, parte de nossa sociedade (seja por ser a parte dominante, a parte majoritária ou a parte mais barulhenta) é, sem dúvidas, doente em minha opinião. Um exemplo são pessoas que defendem estupradores, em minha opinião. Porém, a sociedade também tem seus pontos positivos, controlando os indivíduos para que eles aceitem suas normas e vivam de maneira relativamente pacífica.
Sobre como corrigir os problemas, eu diria que é uma mistura de punições (cuja função principal seria separar os membros perigosos da sociedade dos demais), educação e constante vigilância. Muitas vezes coisas não são punidas porque não podem ser provadas, então apenas caso 100% do que ocorre de errado fosse punido, existiria uma quase-certeza de que deixaria de ocorrer em um prazo mais curto de tempo.