O problema não é o capitalismo, nem mesmo a existência da desigualdade. O problema é a pobreza extrema, que ocorre em países que não têm capacidade de produzir o suficiente para que seus cidadãos tenham o que comer todos os dias, ou em países que não permitam a existência de oportunidades de crescimento às pessoas.
Vou dar alguns exemplos: Em um país rico, DIFICILMENTE alguém passa fome, mesmo que não ocorra a ajuda do governo (que em casos extremos pode ser muito positiva). Motivos para isso são vários: As pessoas provavelmente vão ter mais oportunidades pra ganhar seu dinheiro, vai ter mais gente com estabilidade suficiente para doar seu excedente para quem está necessitando, e por aí vai. Além disso, as pessoas teriam acesso a educação de qualidade (algo útil para que a pessoa tenha diversas oportunidades diferentes, e consigam produzir - agregando mais ao PIB). Todo mundo vai estar trabalhando e vendo seu trabalho como algo positivo, pois vão estar ganhando dinheiro pra sobreviver e para comprar coisas boas com seu trabalho. O capitalismo não terá NENHUM problema nesses locais.
Agora se for um país onde o pequeno empresário só se ferra com o governo, um país onde as pessoas estão acomodadas, um país onde o cara que quer vender uma pipoca na esquina vai ser preso, um país onde ninguém tem estabilidade (e por isso não quer doar nada e só quer tirar vantagem em tudo), um país onde não tenha produtividade, daí é óbvio que vão existir problemas.
Citando a
@NikyNeko, se todo mundo trabalhar é bem difícil um país ser pobre. Descitando ela, isso é bem mais provável em países que ficam interferindo na economia ou que as pessoas fiquem acomodadas (lembrando que é necessário que já exista produção e empregos pra que essas pessoas consigam produzir, é algo que precisa ser aprimorado continuamente).
Ainda nesses casos, continua sendo muito melhor do que o socialismo. No socialismo, todo mundo passa fome (e muito mais fome do que os que estão na miséria em um regime capitalista, porque daí ninguém trabalha tanto e a fome é generalizada, não existindo excedentes pra doação!). Só quem se dá bem é o ditador. Sobre deturpação, isso não existe. A base do socialismo é a ditadura do proletariado e a distribuição forçada de capital. Não existe socialismo sem ditadura, pois um regime como esse não tem como se manter a não ser pela força.
Ou seja, capitalismo >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> (...) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> feudalismo >>>>>>>>> socialismo/comunismo
Como melhorar? Primeiro, tirar algumas comodidades. O básico todos podem ter direito, mas não em caso de comodidade, só em caso de extrema necessidade (temporária), e onde a pessoa esteja tentando de fato sair dessa situação. Depois disso, melhorar as condições de produtividade, para que seja possível produzir muito mais e as empresas lucrarem muito mais. Com isso, o número de empregos já vai aumentar. Se não for o suficiente, tentar de outras maneiras incentivar as pessoas a buscarem fontes de renda. Em seguida, melhorar a educação. Depois disso, ensinar as pessoas a serem generosas e doarem o excedente.
Se isso fosse seguido no mundo todo, sem dúvidas já iria resolver 99% dos problemas. De resto, teria que deixar algumas barreiras protecionistas de alguns países e incentivar acordos de transferências de tecnologias (que sejam úteis para ambos os lados) para um ou outro dos países que tenham condições MUITO ruins (ex: como desertos na África), buscar outras alternativas de renda (turismo por exemplo), etc.