Autoexplicativo.
Eumenes escreveu:É uma involução? Sim.
Deixará de existir? Não.
Eumenes escreveu:Já creu-se que a religião seria algo passageiro na civilização humana. E que desapareceria com o passar dos tempos e a decorrente evolução intelectual.
Mas a julgar pelo tanto de tempo que já se passou desde que os primeiros que disseram isso (filósofos iluministas) proferiram essas palavras, posso concluir que eles estavam drasticamente errados. E digo isso com base em conhecimento, não dos livros, mas da vida. Até porque nem tudo se aprende nos livros mesmo.
Já vi fanatismo religioso de perto, pois tenho alguns parentes que são crentes fanáticos. E alguns conhecidos próximos também.
É complicado entender a mente humana. Especialmente a desses certos humanos aí.
Não sei se é baixo-QI, traumas pessoais, falta de capacidade lógico-cognitiva ou histeria coletiva de comportamento de rebanho. Acho que oque justifica a existência da religião até os dias de hoje é a ignorância e burrice das pessoas mesmo. As pessoas de hoje são exatamente como as mesmas de séculos e milênios atrás: umas mais inteligentes, outras menos, mas a maioria é o gado manipulável.
E isso jamais vai mudar.
Mas, bem, pode-se notar um avanço em sociedades material e pessoalmente mais evoluídas. O percentual de ateísmo em países de 1º mundo - Nórdicos, por exemplo - é alto, absurdamente maior que em países de 3º mundo, cheio de pobres ignorantes como o nosso. Então creio que algum fator cultural possa interferir nisso também.
Lógico que nisso eu não incluo os países comunistas, que sofreram a imposição de um ateísmo forçado. Aliás, sou anti-comunista ferrenho.
Eu não tenho a ciência como um "deus absoluto". Sei que a ciência jamais trará respostas a questões como "qual o sentido da existência?" ou "oque veio antes do Big-Bang?".
Mas até lá, um livro de jumentas e cobras falantes está bem longe de me contar a verdade por trás do universo.