Dante1 escreveu: Propriedade do Estado?
A estrada é pública meu filho. Não é propriedade de ninguém, foi feita com meu dinheiro roubado. Agora se fosse propriedade de alguém (não de alguém que roubou por que propriedade roubada é absurdo). Não é propriedade legítima caralho. Seu eu roubar a maconha que você usou antes de escrever isso seria minha propriedade?
Simplicidade não é sinônimo de ignorância, você vir culpar os caminhoneiros (que você diz ser a causa direta e primária) é ignorância. Devemos culpar os culpados, não importa se você, grande estudioso, acha que é muito simples (culpar caminhoneiros não é simples? 2+2 não é 4 por que é muito simples? Você andou fumando? Todas as respostas são sim, e a última provavelmente sim).
Você tem que ler um pouco (algo que não seja ancaps malucos, de preferência). O público pertence a todos, não a UM ou outro indivíduo. Um hospital público não pertence diretamente a mim ou a você, mas a todos no país, sendo administrado pelo Estado (que pode vendê-lo caso ache que este é o interesse público). Quem disse que algo que é público não é propriedade de ninguém? Se não fosse de ninguém, qualquer um poderia se estabelecer lá e adquirir a propriedade. Se fosse de alguém, por outro lado, a pessoa poderia vendê-la como bem entendesse. Trata-se de uma propriedade coletiva. Você está bem alucinado, heim!
E sobre o Estado ter roubado, ele geralmente adquire as terras, seja por estas não terem pertencido a ninguém anteriormente e o Estado adquirir sua posse com isso (ex: se você acha uma ilha deserta sem dono e fora do território de qualquer país, adquire a mesma... afinal, se não fosse assim, jamais seria possível adquirir uma terra sem dono), ou, como ocorre atualmente, por meio de compras de propriedades privadas de indivíduos, com dinheiro público e destinação final desta terra para o uso público!!!
Agora vamos à parte sobre quem teria culpa direta sobre o desabastecimento: Até semana passada não havia uma grave crise de desabastecimento, e ela surgiu após o início das paralisações e com o bloqueio da via (que impede a entrada de novos players que poderiam realizar o transporte após os anteriores estarem parados — aliás, parados muitas vezes com cargas que não pertencem aos mesmos!). Se eu quiser comprar um caminhão transportar um monte de milho pra revender em outra cidade, o caminho vai estar impedido e minha liberdade de locomoção/econômica vai estar impedida, e quem depende destes suprimentos também estariam em uma situação onde seus direitos foram violados. Quem violou o direito? Quem me impediu de trafegar livremente por uma via pela qual eu PAGUEI para trafegar (esqueça que o Estado é o proprietário, pois isso não é relevante ao meu direito de livre locomoção).
Acho engraçado como você ignora 90% dos argumentos e vem falar coisas ridículas e absurdas ao invés de debater igual gente civilizada :v Deve ser a falta de argumentos, né...Nem no seu anarco-capitalismo faz sentido as coisas que você está dizendo, bro.
EDIT: Spoiler :
Vou propor uma tarefa imaginativa pra você:
Você está na Anarcocapitalismolândia, em sua residência. Perto da mesma, tem um hospital privado pelo qual você paga por seus serviços na forma acordada entre vocês. Uma pessoa de sua família está nesse hospital, e precisa urgentemente de uma DFIASIDHAIFE (é o nome do remédio imaginativo que vai deixar a pessoa viva). Porém, o transporte deve ser feito até o hospital para repor esse remédio (por vias privadas).
Acontece que um grupo está bloqueando todas essas vias de transporte, impedindo a carga de chegar a seu destino por conta do preço que um grande monopólio natural cobra. Esse monopólio tem todo o controle sobre a extração e enriquecimento dos combustíveis usados na Anarcocapitalismolândia, que não podem ser replicados por outras empresas, por conta da matéria-prima escassa estar toda nas mãos dessa empresa privada.
A via pertence ao mesmo conglomerado que produz os combustíveis, e é acusada de ter se beneficiado de dinheiro público, na época que impostos ainda existiam e, por isso, são acusados de não serem proprietários legítimos dessas terras.
Se eles estão com a carga de remédio parada por conta dessa paralisação, eles estão em seu direito em parar após terem concordado contratualmente que fariam a entrega? Se eles estão impedindo o transporte dessa carga por alguém que deseje cumprir com seu contrato, eles estão corretos? Quem é o culpado pela não entrega da encomenda, quem impediu a mesma, ou o grande conglomerado de vias + combustíveis?
Esse é um exemplo bem mais extremo, e a situação dos caminhoneiros não é tão grave (eles deixam passar algumas coisas que são mais urgentes), mas é para que você compreenda que não há lógica no que você está defendendo. O que você diz é uma contradição ambulante.