Por motivos comerciais, é bom o Kishimoto participar da produção. Mas quando o assunto é enredo, na minha opinião o manga já vinha se perdendo há muito tempo, e Boruto me parece uma tentativa comercial para pegar pessoas na faixa etária dos 9/10/15 anos e manter o nome do anime em vendas, mesmo sendo uma continuação.
É canônico? Eu diria que tem fillers no anime Naruto com uma qualidade de enredo melhor do que alguns volumes do manga, com mais lógica. Então mesmo Kishimoto não criando o enredo, poderia naturalmente ter algum conteúdo.
A sensação que eu tenho é que do volume 40 em diante, a qualidade do manga se perdeu muito. Os próprios volumes 40/41/42/43 tem qualidade quando o assunto é a história do Sasuke. Kishimoto disse ter ele como personagem favorito, realmente parece isso mesmo. O que eu penso que a história do Naruto e a invasão de Konoha foi feita um pouco estilo DBZ, tem as lutas, o protagonista tem que vencer de alguma maneira, mesmo com pouca lógica. Depois do volume 43, para mim não é Naruto, deve ser outro manga, que até li, mas sinceramente, não vejo alguém lendo principalmente os volumes da 4º guerra da mesma maneira que via lutas épicas do clássico e do próprio shippuden até a morte do Itachi.
Imagina Boruto. É mais para que crianças/adolescentes darem um pouco mais de gás ao anime/manga.