Yagi Toshiaki escreveu: Para respondermos se Tsunade poderia ou não regenerar um membro decepado, mesmo que seja um dedo.
A menos que o Souzou Saisei tenha a mesma capacidade do Shikatsu Saisei, não vai adiantar de nada bater na mesma tecla sem fundamento da série.
Heimdall escreveu: Então rodrigo, mas esse é o ponto. Se a biologia real não pode ser aplicada a ferro e fogo pra justificar o motivo dela ter conseguido regenerar o buraco, também é difícil dizer q seria impossível fazer a regeneração do braço.
Simplificando, o q a obra deixa mais explícito, tanto no mangá quanto no DB, são os seguintes fatores:
- É necessária uma quantidade enorme de chakra pra regenerar células (informação explicita no DB4);
- Quanto maior o volume de dano, mais tempo leva pra regenerar, aqui é questão de lógica.
O argumento de q uma regeneração de um braço poderia não ser prática em combate é válido, pois poderia demorar muito, já q o comprimento de um braço é maior q do rombo. Tipo, se eu tenho um buraco de 20cm de diâmetro na barriga, a regeneração parte da superfície da ferida pra dentro, então seriam 10cm q essa frente mitótica teria q percorrer. Em um braço, pode ser, 30, 40, 50cm dependendo de onde ocorreu o corte. Mas depois q a Tsunade fechou aquele rombo na barriga, não tem pq ela não conseguir regenerar um braço, em teoria. Os conceitos biológicos pra refutar isso foram deixados de lado pelo autor nessa regeneração da Tsuna contra o Madara.
Eu não disse que o fato da regeneração da Tsunade é fora de embasamento, mas sim o fato de um orgão que na vida real contem inúmeros tipos de células foi reconstruído como se fosse nada. Minha crítica é contra essa diferença que o autor praticamente ignorou quando fez Tsunade voltar como se nada tivesse ocorrido com ela. Aparentemente Kishimoto ignora esse tipo de detalhe, por isso que eu comentei que não dá pra usar 100% da lógica da realidade dentro de um universo fantasioso criado por uma pessoa que não se deu ao trabalho de pensar nas incoerências.
E eu não estou contrariando essa ideia por questão de quantidade ou tamanho do pedaço do braço perdido, mas sim da inexistência do material a ser regenerado. A menos que a Tsunade seja um lagarto onde consiga reconstruir partes do corpo que deixaram de existir nela, não tem como regenerar pedaços do corpo dela com o Souzou Saisei. Em momento algum falei que o tamanho importava ou o tamanho do ferimento, mas sim a complexidade dos diversos componentes que tem ali, que somam uma série de nervos, vasos sanguíneos, tecido epitelial, muscular e o mais complicado, os ossos.
Afirmar que o nível do Souzou Saisei é tão alto a ponto de REFAZER ossos que não estão mais no corpo, é simplesmente colocar esse tipo de fator no mesmo nível do Shikotsumyaku do clã Kaguya que consiste em controlar os osteoblastos e osteoclastos de forma microscópica. O shikotsumyaku é a habilidade mais complexa no campo de manipular a estrutura corporal, e mesmo assim não vimos Kimimaro arrancando fora um osso por completo deixando um espaço vazio ali, pois ele não arranca necessariamente o osso do local, mas sim, gera outro a partir do material já existente ali. E esse procedimento requer uma habilidade única e rara que está ligada ao DNA do clã deles.
Se baseando pela habilidade do Kimimaro, cada osso do corpo possui sua matriz óssea que produz as fibras dos ossos no qual é estimulada para repor o cálcio perdido pelo processo do osteoclasto, ou seja, existe um ciclo de vida de reposição de material do osso. Se formos aplicar na vida real, se trincarmos ou quebramos o fêmur, basta imobilizar no local que a matriz óssea vai se encarregar de conectar as duas partes. Porém se você perder a metade do fêmur junto com o resto da perna já era, somente com prótese. Porém em Naruto, existe a possibilidade de usar chakra para recuperar esse tipo de ferimento, basta usar o chakra para acelerar a divisão celular da matriz óssea que restou ali que vai recuperar o resto do fêmur sem problema algum, assim como os tecidos ao seu redor. Porém ali não havia apenas um osso, havia uma série de ossos com matriz óssea independentes que trabalhavam em conjunto. A menos que o Souzou Saisei consiga duplicar ossos diferentes com base no mesmo osso (coisa que já pertence ao Shikotsumyaku), como ela vai regenerar do zero algo que deixou de existir ali?
Tsunade é a ninja médica mais talentosa do mundo, mas procurou criar uma prótese feita com as células do
Hashirama justamente para recuperar o antebraço perdido dele. Não teria como usar o Souzou Saisei porque é uma técnica individual, porém ela poderia usar aplicações praticas assim como fez com o Lee, mas não fez. Ela poderia utilizar o Chikotsu Saisei para usar células de outras regiões dele, como seu cabelo para repor as células perdidas, mas não o fez, pois a quantidade de células que
compõe o braço excede a dos fios de cabelo, e não só porque dura muito tempo.
Eu nunca disse que o tamanho era o problema, mas sim o fato de que tem uma diferença entre regenerar a partir de um pedaço de um orgão ou um osso e a de regenerar de algo que não está mais ali. Só temos 4 casos de restauração no mangá: regeneração das células a partir do estimula da divisão celular (Souzou Saisei), regeneração celular através do uso de material genético base do usuário (Chikotsu Saisei), regeneração celular perfeita, onde independente de quais tecidos foram destruídos ou obliterados, sempre vão ser reconstruídos de forma completa (Jinchuuriki do Juubi e Kaguya) e a regeneração milagrosa, onde é utilizado os princípios do Banbutsu Souzou para recriar por completo algo que deixou de existir, independente se tenha ou não material genético (Naruto com Onmyouton).