Luta difícil. Ia dar meu veredito de madrugada, mas precisei rever algumas coisas com o
@Math antes de votar.
Vamos ao equívoco principal aqui, que se prolongou no argumento do
@Dogão em algumas partes. O bônus de status proveniente da ficha só é ativado quando ele se transforma, ou seja, a parte de status da ficha está errada. O certo seria colocar uma linha para o de base (distribuído), outra para o total (soma total de atributos passivos) e por fim uma para a condição especial (status quando está transformado). Creio que isso tenha acontecido por ser uma das primeiras participações dele em versus, mas acredito que ele tenha entendido já no segundo post.
Com esse ponto esclarecido, posso começar a justificativa do meu voto.
Em questão de status, vejo uma vantagem interessante pro
@Shinshi-kun, pois essa parte da ficha do
@Dogão só vai ser valorizada quando ele se transformar. Apesar da inteligência do
@Shinshi-kun ser levemente inferior, ele supera o
@Dogão num atributo, que nesse versus, eu considero crucial. Não sei se é de acordo com a opinião de todos, mas ter a oportunidade de realizar o movimento inicial pode definir toda uma luta. A batalha é o objetivo principal do jogo. E essa foi uma parte que ambos pecaram. Acredito que o essencial seria que explorassem mais menos as defesas do adversário separadamente, pois o que define o vencedor não é a capacidade de burlar o outro, mas sim lidar com as habilidade do oponente no meio de um combate. Essa questão da movimentação no meio da luta pesa bastante, pelo menos pra mim, na hora de votar. Porque se isso não for dito pelos jogadores, o juiz pode acabar sendo um pouco tendencioso no sentido de que ele mesmo deverá imaginar como irá se desencadear o cenário.
De qualquer maneira, voltando ao atributo chave que eu falava: agilidade. Como meu conhecimento se baseia apenas no filme (e o
@Math aceitou que eu julgasse as lutas mesmo assim - se der merda, culpem ele), eu julgo que pelas cenas onde houve combate, muitos bruxos conseguiam finalizar os adversários com poucas, às vezes com apenas uma, magias. E a maioria delas estão nesse combate. Ou seja, isso aqui é praticamente um tiroteio, ainda mais porque os dois têm permanências relativamente baixas, em comparação a total. Então, seguindo na analogia, quem atira primeiro tem uma oportunidade muito boa pra "controlar" o seu adversário. E é nesse ponto que o
@Shinshi-kun leva vantagem.
Entretanto, nesse sentido, entra mais um ponto que eu gostaria de comentar: a questão de desviar/esquivar, que foi argumentada principalmente pelo
@Dogão. Infelizmente não existe um status próprio de esquiva. Acho que até seria interessante fazer alguns status secundários para os versus, com o intuito de facilitar o trabalho do juiz. Porém, considerando que essa capacidade de desviar tem a ver com inteligência e agilidade, creio que no sentido literal o
@Dogão teria capacidade de desviar apenas dos feitiços que ele conhece. A percepção dele é muito boa, mas apenas isso não cobre a velocidade de reação dele, que no caso é um status próprio: agilidade. Por isso, eu acredito que um
Sectusempra utilizado pelo
@Shinshi-kun já não seria tão útil quanto um
Expelliarmus, por exemplo.
Então, sabendo que o
@Shinshi-kun possui a dádiva do movimento inicial, ele seria o primeiro a começar a luta. Como essa parte ficou muito mais na minha interpretação, peço que tenham a ciência de que a batalha em si não foi muito bem explorada. Vamos aos movimentos iniciais de cada um então:
@Shinshi-kun sugere usar a clarividência para prever o movimento inicial do adversário e então se esconder atrás de uma árvore para ficar invisível;
@Dogão ataca usando o
Sectusempra. Nesse cenário, acho impossível dizer que a tática do
@Dogão funcionaria, levando em consideração que o adversário era mais ágil, tinha uma percepção levemente inferior a dele e tinha conhecimento do feitiço. Claro que esses são pontos que o personagem em si não conhece, mas poderiam ser usados a seu favor com um
metagame (jogador possui uma informação, mas o seu personagem não). Assim como o
@Shinshi-kun desperdiçou sua ação inicial, sabendo que o adversário iria atacar com a clarividência, bastava ele atacar primeiro com o mesmo feitiço e pronto. Os dois estariam com varinhas em mãos e quem fosse mais rápido levaria a luta.
Enfim, seguindo a linha de raciocínio:
@Shinshi-kun ficaria escondido atrás de uma árvore e o
@Dogão tentaria descobrir para onde ele foi. Acredito que com essa seria a oportunidade perfeita para o
@Dogão transformar-se em lobisomem, o que dura apenas alguns segundos. No cenário que eu imagino, seria algo do tipo:
@Shinshi-kun toma a poção ao mesmo tempo que o
@Dogão percebe que não possui nada capaz de rastrear o adversário, além de suas próprias características animalescas. Claro que considerando a questão de que esse pensamento do
@Dogão demoraria mais um pouco, já que a sensação de perigo do adversário estar escondido poderia influenciar na decisão. Nesse sentido, adotei como referência o argumento que o
@Dogão diz que se transformaria quando seus feitiços se tornassem obsoletos e também que o
@Shinshi-kun iria para trás de uma árvore, que na minha interpretação seria um pouco distante do local de luta (assim facilitando pegar o
@Dogão surpresa).
Nesse ponto, chega uma incógnita, pois aí sim seria algo do tipo: quem finalizaria quem? Não estava específico nas regras se a transformação vem acompanhada de efeitos sonoros, mas considerando isso como no filme, seria uma dica para que o
@Shinshi-kun percebesse que o
@Dogão teria se transformado. Como está especificado no mapa, o lugar é frio, quieto e não possui nenhum animal silvestre ou coisa do gênero. Se os dois estão sozinhos, creio que esse fato somado a inteligência do
@Shinshi-kun seria um fator decisivo para ele perceber que o oponente teve algum alteração. A falta de informação também sobre a existência ou não de um conhecimento prévio (no caso, saber o que é um lobisomem) é algo que afeta essa luta, mas pelo filme, nem todos sabiam. Então, vou desconsiderar isso e colocar como uma sensação de perigo apenas.
Enfim, nessa etapa que a luta seria decidida por detalhes apenas.
@Shinshi-kun argumentou que usaria o
Expelliarmus caso visse seu adversário transformado. Não creio que a sensação de perigo seja o suficiente para associar ao argumento do uso do feitiço. Mas a questão da vassoura independe de ver o adversário transformado, ou seja, ele tentaria voar assim que tivesse ficado invisível. O único problema dessa estratégia é que a floresta proibida possui muitas árvores, deixando o local muito difícil de transitar em alta velocidade. Pelas imagens, as árvores são praticamente mortas, então ela não é tão fechada, só que a descrição passada pelo
@Math é de um local com pouca luz. Sabendo disso, acredito que nesse caso o ambiente seria fechado. Então, seria muito difícil tentar içar voo nesse local.
sem mais delongas :
Meu voto é para o
@Dogão. Se o
@Shinshi-kun não tivesse desperdiçado a ação inicial ou tido a sorte de ter caído em um local bem mais aberto, teria chances de efetivar a estratégia dele.