Isso é muito relativo, porque há campos diversos que vários contribuirão. É impossível escolher um "gênio" acima dos outros, sendo campos distintos de inteligência. Mas é de consenso que alguns se destacam entre outros.
No campo da eletricidade, e até mesmo, o famoso wi-fi que temos hoje, nada disso seria possível sem Nikola Tesla. Tesla foi alguém milhares de anos a frente do seu tempo, e do nosso próprio tempo atual. Ele mesmo afirmou que se não fosse pelo Edson, talvez teríamos energia gratuita, mas a ganância é maior: não o temos porque assim, não se lucraria. Sem Tesla não existiria essa civilização que é hoje e quem sabe QUANDO nascerá alguém igual a ele, talvez nunca vá nascer alguém igual ao Tesla.
No campo da psicologia eu considero Piaget, Skinner e Freud os três nomes mais importantes (quem é da minha área deve me apedrejar por colocar Skinner e Freud juntos em um ranking, ambos discordaram radicalmente hueahuaehuaehu). Sendo Freud a única pessoa que forneceu uma resposta plausível para a origem dos distúrbios e a "origem" do que se chama, consciência, plano esse além do físico e empírico. Fora que ele fez várias conclusões geniais a respeito de como funciona a sociedade,
fez críticas severas ao comunismo, produziu demais, fez várias ponderações que NENHUM outro do campo da psicologia ponderou. O cara era foda.
No campo astrofísico, Einsten sem dúvidas. Newton é alguém a se citar, mas é assustador como Einsten estava certo sobre basicamente TUDO o que aconteceu nos tempos modernos, se não me recordo uma de suas teorias foram comprovadas de forma empírica atualmente. Ele avançou nossos conhecimentos milhares de anos.
No campo da matemática, Arquimedes. O cara é de 287 anos ANTES de de Cristo. Para resumir o tanto que o cara era foda, ele
inventou o hidrostática, estática, lei do empuxo, lei da alavanca; criou armas diversas que varriam multidões e exércitos inteiros. Sem Arquimedes? Sem Einsten, sem Newton sem matemática.
Arquimedes foi o pai que criou no berço todos esses que o precederam no campo das ciências da natureza, em todos os campos, desde a biológica, química até mesmo, a psicometria. E por fim, Darwin, que explicou o que viria a ser a evolução. Darwin não fez uma teoria,
Darwin descobriu UM FATO. A evolução é real e é incrível como ela funciona, tudo no corpo humano há um porquê. Darei um exemplos: há mais o menos 100 mil anos atrás, quando ainda existia outros de nossa espécia, como os neandertais e os erectus, a nossa espécie sapiens passou por várias dificuldades e perceberam que andar de quatro passou a ser uma desvantagem, sendo que andar em pé o deixaria duas mãos para manuseio. Esse foi a primeira atitude da evolução sobre nós, por isso nossos dedos são tão evoluídos.
Menções honrosas: Jesus Cristo, Sidarta Gautama, Sócrates, Nietzsche, Elon Musk, Leonardo da Vinci, Bruce Lee, Sun Tzu, Miyamoto Musashi, John Locke e Karl Marx.
Acredito que esses sejam os nomes mais relevantes. Escrevi demais, como sempre.