Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionO ser não é mais que o vir-a-ser? EmptyO ser não é mais que o vir-a-ser?

more_horiz
Concordam com Heráclito? Ou com Parmênides? Qual sua definição do "ser"?

@Uchiha Power

Última edição por Apollo em Sex 29 Jun 2018, 23:19, editado 1 vez(es)

descriptionO ser não é mais que o vir-a-ser? EmptyRe: O ser não é mais que o vir-a-ser?

more_horiz
Nesse tipo de afirmação vaga que reside minha crítica a alguns filósofos. Em um primeiro momento, é divertido ficar interpretando essas frases vagas e buscando a lógica da mesma, mas no fundo elas não chegam a lugar algum, no final...

descriptionO ser não é mais que o vir-a-ser? EmptyRe: O ser não é mais que o vir-a-ser?

more_horiz
Apollo escreveu:
Concordam com Heráclito e Parmênides? Qual sua definição do "ser"?

Para mim o "ser" é o "espaço vazio" que a consciência preenche com essência ao longo da existência humana quando sofre exposição aos fenômenos e à temporalidade. No caso, a essência é algo que todas as consciências normalmente definem da mesma forma, ou seja, algo que é fixo e inalterado pelo fluxo do tempo e fenômeno sem mudar completamente tal essência. Na filosofia contemporânea, há quem diga que a consciência inclusive apenas existe quando é exposta aos fenômenos e à temporalidade, o que eu de certa forma concordo. Não é como se lembramos conscientemente de quando éramos bebês, quando essa exposição não preenchia praticamente nada, ou muito pouco. Mas depois, a exposição é contínua, é dialética, é fluxo com a consciência em questão. 

Dito isso, o "ser" portando termina a vida de alguma forma preenchido, ou seja, o ser deixa de se modificar em fluxo com o tempo, na morte. Obviamente, pois um morto não muda de ideia, um morto não muda sua essência. Então diria que o ser é esse processo, é justamente os papéis que pode assumir, seja decidi uma carreira profissional, traços de personalidade, ideais políticos, opiniões, preconceitos, conhecimento empírico, experiências, tudo.

Se alguém tiver o interesse de usar os mesmos alucinógenos que eu usei para escrever isso, contatem o privado. Só não usem essas drogas para bostejar Nietzsche, por favor.

more_horiz
Lipert escreveu:
Nesse tipo de afirmação vaga que reside minha crítica a alguns filósofos. Em um primeiro momento, é divertido ficar interpretando essas frases vagas e buscando a lógica da mesma, mas no fundo elas não chegam a lugar algum, no final...

Como assim vaga? Essa conclusão de Heráclito induz que você não é nada até torna-se(constante mudança) e Parmênides dizia que o ser nunca poderia mudar sua essência. Pra entender isso precisa esquecer tudo que a sociedade contemporânea construiu e o faz ser artificial e ver as coisas espontâneas do ser de forma natural.

https://www.webartigos.com/artigos/o-ser-x-o-vir-a-ser/39147

Esse era um dos objetivos dos pré-socráticos de explicar a Natureza(physis) e a realidade de forma não mitológica ou religiosa.

more_horiz
"Não se nasce mulher, torna-se mulher."

more_horiz
Simone de Beauvoir? :?:

more_horiz
Apollo escreveu:
Lipert escreveu:

Como assim vaga? Essa conclusão de Heráclito induz que você não é nada até torna-se(constante mudança) e Parmênides dizia que o ser nunca poderia mudar sua essência. Pra entender isso precisa esquecer tudo que a sociedade contemporânea construiu e o faz ser artificial e ver as coisas espontâneas do ser de forma natural.

https://www.webartigos.com/artigos/o-ser-x-o-vir-a-ser/39147

Esse era um dos objetivos dos pré-socráticos de explicar a Natureza(physis) e a realidade de forma não mitológica ou religiosa.
O debate é sobre algo intangível. Dependendo da sua interpretação, pode ser isso ou não ser. Quanto ao link, eu dei uma pesquisada em artigos sobre o assunto antes de comentar aqui, e foram os mesmos que me levaram à conclusão de que não faz sentido debater sobre uma frase tão vaga e carente de significância...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos