Dogão escreveu: Robert escreveu: Dogão escreveu: que é pessoa com doença que que não deveria poder doar.
Exatamente isso. Pessoa com doença não é só homossexual, incrível como ficam dividindo a raça humana em opções sexuais, cor, etnia etc...
Engraçado é que os esquerdistas são os que mais contribuem no Brasil atualmente para esse tipo de pensamento.
São, e eu não discordo disso. Sou de direita, aliás. :nietz:
Lipert escreveu: Aliás, é interessante o discurso de que homossexuais com vida sexual ativa não são mais grupo de risco. De acordo com as estatísticas, metade dos casos de infecção com HIV entre 2007 a 2015 foi por exposição homossexual:
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/janeiro/05/2016_034-Aids_publicacao.pdf
Além disso:
"Quem o HIV mais ameaça
31,2% das mulheres trans no Rio de Janeiro.
15% dos homens que fazem sexo com homens em São Paulo.
4,9% das profissionais do sexo.
0,4% da população de todo o país."
https://saude.abril.com.br/medicina/homens-jovens-ou-homossexuais-ainda-sao-as-grandes-vitimas-do-hiv/
EUA: Homens gays são apenas 2% da população, mas 52% das pessoas com HIV.
“A maioria dos homens homossexuais e bissexuais adquirem o HIV através do sexo anal, que é o tipo mais arriscado de sexo para obter ou transmitir o HIV.”
https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/eua-homens-gays-sao-apenas-2-da-populacao-mas-52-das-pessoas-com-hiv-uma-das-razoes-para-a-maior-incidencia-de-infeccao-e-a-promiscuidade-segundo-cdc/
Enfim, será que se trata apenas de preconceito? Quando se fala de homossexuais sem vida sexual ativa, realmente não faz sentido impedir a doação de sangue, mas essa ideia de que há uma perseguição completa e que homossexuais são impedidos de doar sangue sem nenhuma razão me parece meio exagerada.
Existe obviamente uma perseguição, por que nem todo homossexual tem AIDS, a maioria não tem, na verdade. É evidente que são grupos de risco, ninguém nega isso, mas é incorreto estabelecer uma causalidade de ser homossexual com automaticamente ter AIDS. O que ocorre é correlação, ou seja, que historicamente, como um grupo isolado, a AIDS por coincidência se infiltrou mais nesse grupo, além do fato de ser um grupo socialmente mais desamparado que nem sempre teve acesso a métodos de proteção nas relações sexuais, apenas agora está mudando. E claro, sexo anal (muito praticado no meio) é a forma com maior chance de contrair a doença. Se trata de preconceito, por que qualquer um deve ser testado para doenças antes de doar sangue, então um homossexual sem AIDS deveria ser permitido de doar sangue, oras.
Dante1 escreveu: Eu não tirei dado de lugar nenhum
@Bog, eu disse
aparentemente. Ou seja: falaram isso (não quer dizer que é verdade). E pelo jeito está correto, segundo os números tragos pelo Lipert.
E não só homossexual que tem sangue perigoso. Se eu doa-se meu sangue as pessoas não aguentariam tanta heterossexualidade e morreriam.
A vida é assim.
Óbvio, esse sangue completamente heterossexual de leão é tóxico para os humanos inferiores, correto, Dante? :nietz:
A janela imunológica (tempo que demora pro HIV poder ser detectado) é de 1 mês no método mais atual de detecção (o que era usado até então era de até 6 meses). Ou seja, não adianta fazer testes no sangue e achar que é 100% seguro usar o mesmo.
Sobre nem todo homossexual ter HIV, isso é evidente. A questão é que as chances são muitas vezes maiores caso a pessoa seja homossexual com vida sexual ativa (depois do período da janela imunológica).
Não vejo preconceito. É uma preocupação estatística. Você não vai querer receber o sangue que foi testado e deu falso negativo (por estar na janela imunológica) e descobrir que está com HIV depois, então é válido buscar mais garantias. E isso vale para heterossexuais também. Se houver riscos elevados, o sangue não deve ser utilizado.
BOG escreveu: Olha
@Lipert, como sabe não estou em condições de fazer textos bem estruturados, mas não posso deixar de dizer que você apenas vomitou um monte de dados que em momento algum justificam a proibição da doação de sangue por parte de homossexuais, dessa mesma maneira eu poderia trazer dados que mostram que o HIV é praticamente uma epidemia para países que "perseguem" homossexuais como é o caso da Rússia, Ucrânia e Estônia ou ainda poderia citar ainda que novas infecções do HIV tem afetado em sua maioria heterossexuais[01], só que esses dados sem análise não significam absolutamente
NADA, em primeiro lugar, porque eles falam apenas do HIV, quando várias doenças podem ser transmitidas pelo sangue e em segundo lugar, ser homossexual e sexualmente ativo não torna ninguém automaticamente apto a contrair HIV ou qualquer outro tipo de doença, mas sim fazer sexo desprotegido, compartilhar seringas e coisas do tipo. Quanto ao
@Dante1, não há o que responder já que ele se baseia apenas em achismo.
Os dados demonstram que não é "preconceito". Boa parte da população homossexual sexualmente ativa (em especial homens) devem ser impedidos de doar sangue, considerando que estão em grupo de risco e com atividade sexual com pessoas no grupo de risco. Isso se for dentro do período da janela imunológica, obviamente.
É claro que não estou dizendo que HOMOSSEXUAIS devem ser impedidos de doar sangue por serem homossexuais. O fato deles serem homossexuais é bem menos importante do que o fato da pessoa fazer sexo com pessoas com quem elas não estejam em relacionamento estável e exclusivo, por exemplo. Ou seja, alguém homossexual que não esteja sexualmente ativo pode muito bem doar sangue sem nenhum problema. Agora alguém que tem múltiplos parceiros ou que tenha um namorado que eventualmente saia com outros, não deve doar (ou deve aguardar a janela imunológica pra fazer um novo teste antes do sangue poder ser utilizado). Por outro lado, a mesma regra deve valer para heterossexuais, obviamente.
Em momento nenhum estou defendendo uma perseguição aos homossexuais, apenas que não devemos aceitar riscos desnecessários a partir do momento em que existirem dúvidas, independentemente do choro generalizado.
Eu citei os dados do HIV, que é a doença mais grave, mas você realmente acredita que é diferente para demais doenças sexualmente transmissíveis?
E sobre não ter riscos diferentes, isso que você disse simplesmente contraria a lógica e a estatística. Contra números não existem debates nem opiniões.