É uma técnica perigosa se você não reagir a tempo e ter algo rápido e forte o suficiente para se defender. Eu acho que ela tem boas chances de eliminar vários ninjas do mangá que estejam em um nível abaixo ou equivalente ao da Pakura, no entanto eu não vejo isso eliminando nenhum kage médio pra cima.
Pra burlar esse ataque é necessário no minimo uma reação rápida (Conhecimento também serve, vide Maki burlando esse jutsu) e ter uma defesa que se ativa rápido o suficiente para bloquear a explosão ou velocidade o suficiente para escapar do raio do alcance da explosão.
Então analisando por façanhas, eu acho que quem provavelmente poderia burlar seriam usuários de sharingan pela previsão de movimentos e reação que o doujutsu proporciona, por exemplo:
- Itachi
Conseguiu ativar o susanoo para se defender de algo da velocidade do kirin e já impediu o Orochimaru e Kabuto de fazerem selos para executar jutsus pela previsão de movimentos do sharingan;
- Sasuke
Conseguiu reagir a explosões do c1 e c2 a queima roupa;
- Kakashi
Ativou o kamui para se defender de uma flecha do susanoo a tempo. Um detalhe é que quando o susanoo disparou a flecha ele estava bem perto do Kakashi. Para se defender do jutsu ele poderia usar a previsão de movimentos do sharingan e lançar um suiton a tempo ou no lugar de um suiton ele poderia fazer um doton doryūheki que poderia interceptar o shakuton.
Claro que não é qualquer user de sharingan que vai poder burlar, isso também depende dos recursos que o ninja tem, mas é certo que o doujutsu proporciona reação para isso.
E também ninjas muito velozes como os raikages ou users de hiraishin com uma boa reação tipo o Minato. Kira A já escapou daquele laser do Juugo a queima roupa ainda no manto nível 1 se não me engano, e também de um amaterasu a queima roupa, escapar dessa explosão nem deveria ser grande problema. E o Minato mostrou reação para o Kira A com manto ativado, poderia escapar dessa explosão via hiraishin tranquilamente.
Última edição por Robert em Seg 16 Jul 2018, 21:49, editado 4 vez(es)