Bom, dependendo da "edição", humanos podem simplesmente banalizar a morte em vários casos, o que é fantástico, mas...
O dilema ético que eu vejo é: comercialização.
Não sei se seria possível, mas algo como "banalizar" a morte poderia abrir brechas para um conflito de interesses de gigantes, o que gera risco de conflitos reais envolvendo grandes aglomerados com um interesse em comum. Tenho certeza que as seitas religiosas seriam as primeiras à causarem por aí, dps haveria intensificação de raids e espionagem entre os Estados, as empresas e por aí vai.
Não vou me aprofundar muito sobre DNA/Genes, mas o completo domínio da informação e sua modificação permitiria que nós fabricássemos células e consequentemente tecidos, órgãos, sistemas etc. Imagine que eu tenho câncer, basta inserir nano robôs ou qualquer outra coisa que modifique o DNA das células cancerígenas para que estas voltem ao normal. Ou mesmo, se eu tiver um braço amputado, basta que eu fabrique outro e implante no lugar, fazendo as células se comportarem da maneira que eu desejar para cicatrização, adaptação, não rejeição etc etc.
Qualquer doença e vários tipos de danos ao corpo podem ser facilmente ser corrigidos de forma 100% efetiva e sem danos colaterais.
Há um filme que insere um grande dilema moral e ético quanto à manipulação livre do DNA, se chama A Ilha, onde clones de pessoas comuns são criados em uma ilha, lá é a caverna de Platão, eles vivem numa distopia e desconhecem o resto do mundo, onde o único destino dos clones é servir de "peça de reposição" para seus donos.
Um gêmeo idêntico ou univitelino é literalmente um CLONE de seu semelhante, o zigoto em algum momento se dividiu e se separou, assim ambos se desenvolveram separadamente mas possuem EXATAMENTE o mesmo DNA, dessa forma, somente fatores ambientais (externos) geram mudanças que podem ser significativas ou não na formação dos fetos e tudo mais. Dessa forma, o filme trabalha com esse dilema, onde vc compra o passe etc, faz seu clone e o envia para a ilha, lá ele cresce, se casa e tal, vive normalmente, até o momento que vc precisar dele para algum transplante de órgão ou algo do tipo, para ser abatido e usado como simples peça de reposição.
Enfim, não leio muito sobre o assunto, mas acho interessante tudo isso e vejo com certa preocupação o advento de tal capacidade para nós, sla como seria o mundo dps disso