Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionQual a importância da representatividade em animes, filmes, séries? EmptyQual a importância da representatividade em animes, filmes, séries?

more_horiz
Assistam o vídeo:

Tenho um certo problema com as palavras "representatividade" e "empoderar", mas de fato, as pessoas são subestimadas, são tratadas como incapazes não só devido as suas limitações, mas pela falta de representatividade em animes, filmes, séries e a maioria das obras literárias.

Já que  algumas pessoas não tem figuras impactantes pra se espelhar, acabam por aceitar que não são capazes.
Esse tópico não é sobre Boku no Hero, mas o vídeo foi tão bem feito, que quis compartilhar com vocês.

Acham que existe uma falta de representatividade nos cinemas, em animes, em obras em geral?
E se você fizer parte das minorias, essa falta de representatividade te afeta de alguma forma?

@Yumikins @Lipert @Dogão @BOG

descriptionQual a importância da representatividade em animes, filmes, séries? EmptyRe: Qual a importância da representatividade em animes, filmes, séries?

more_horiz
Como assim? Representatividade do quê?

descriptionQual a importância da representatividade em animes, filmes, séries? EmptyRe: Qual a importância da representatividade em animes, filmes, séries?

more_horiz
Apollo escreveu:
Como assim? Representatividade do quê?

Das minorias, pra fugir de uma padrão estabelecido.
Assiste o vídeo :fem:

more_horiz
Hum, acho que Accel World é bom exemplo pra isso com o Arita.

more_horiz
Não existe falta de representatividade, por que acho uma das áreas que a justiça social mais avançou, mas ela é necessária e importante na medida que evita grupos sociais de serem excluídos e alvo de preconceitos.

more_horiz
Não dá pra exigir representatividade de animes porque o Japão não é lá o país com maior diversidade do mundo. Se você for ver bem, os animes buscam mostrar aquilo que é comum para os japoneses, nada muito diferente disso.

Existem animes com personagens de minorias (ex: gays em CCS, lésbicas em Sailor Moon, pessoas de cor negra em Shaman King, e por aí vai). Porém, o foco desses animes não é EMPODERAR as minorias (apesar de servir como representatividade positiva), bem diferente das obras atuais cujo principal foco é "empoderar", e o resto é só um contexto pra conseguir isso.

PS: Achei bem interessante o vídeo, apesar disso. Dá pra entender um pouco por que as minorias buscam tão incessantemente personagens que os representem, pensando bem.

more_horiz
É um tema muito recorrente de alguns anos para cá, porém, não é um tema no qual me agrada muito, pois sinto uma imposição social midiática na maioria dos argumentos daqueles que tem engajamento no mesmo, na minha visão, as pessoas deveriam estar mais preocupadas com a qualidade e não com pequenos detalhes, eu quando assisto uma série ou filme, sempre espero poder me afeiçoar com os personagens da trama, não pela cor, etnia, sexualidade e afins, mas com a boa interpretação e desempenho, e acredito eu que muitos também presam por coisas como essas. É claro que as pessoas sempre esperam ver pessoas das variadas formas em produções cinematográficas ou dramaturgista, porém, geralmente acabamos vendo imposições ao publico que assiste, e na maioria das vezes, o próprio preconceito é fomentado na própria obra, por exemplo, quase nunca vemos negros ricos tanto em filmes, séries e novelas, é muito difícil ver tal coisa essas mídias de entretenimento, no entanto, sabemos que isso é mentira, existe não só negros ricos como caucasianos pobres (o que tem aos montes), ou coisas como, desigualdade entre homens e mulheres em trabalhos, o que na minha visão não é bem assim na prática, eu já conheci muitas mulheres que ganham bem mais que homens e que trabalham em condições melhores do que homens. O empoderamento feminino e luta de classes sociais são os grandes carros chefes na industria do entretenimento, a questão é, não me soa natural, me soa como imposição social, algo que devemos aceitar e pronto, me pergunto, para que empurrar goela baixo algo que a grande maioria não que saber ?, não é por ignorância ou negligência, mas sim porque tais coisas são assuntos com teor ativista a grupos sociais, fazendo parte de uma agenda politica e que todos devem seguir com ela, algo imposto não natural.

Como já falei acima, gosto mais de qualidade do que me apegar a detalhes pequenos como gostar de alguém por conta da cor de sua pele e não pelo bom desempenho, não é assim que eu ajo, eu sempre priorizei as pessoas pelo que elas são interiormente, não esteticamente falando, até se fossem azul, roxa, e fossem bons artistas eu iria prestigiar seus trabalhos, pois a segregação de opiniões ou de estilos de vida não é comigo, eu estou nem ae para cor e outras coisas, se os personagens me agradarem e me cativarem, é porque os mesmos souberam cumprir seus respectivos papéis, que eram de cativar o publico. Em relação aos animes eu acho que é bem mais tranquilo, o problema é mesmo no cinema (principalmente o Hollywoodiano).

more_horiz
Os japoneses usam muito de sua cultura nos animes, então não acho que isso de representatividade tenha alguma relevância lá (não é á toa que são
bem mais desenvolvidos que quase todo o ocidente);
Por que falta representatividade? Pra quê?

De homem baixinho em novela tem o FDP do Bruno Gagliasso que preferia que sumisse dos holofotes.
O importante é o enredo que deseja tratar (se for um filme estilo Black Panther tem que usar negros mesmo) e a qualidade do elenco.
Lembro que fizeram uma polêmica com o elenco de dublagem do Pantera negra e que faltava representatividade lá. Pqp, que pessoal chato
e burro do caralho.

more_horiz
Gaius escreveu:
Os japoneses usam muito de sua cultura nos animes, então não acho que isso de representatividade tenha alguma relevância lá (não é á toa que são
bem mais desenvolvidos que quase todo o ocidente);
Por que falta representatividade? Pra quê?

Quantos gordos existem no Japão?
Quantos protagonistas gordos em comparação com "magros" existem?

É uma questão delicada, mas a verdade, é que é normal você, ao assistir um anime, ver um filme, se ver naquele protagonista, só que as pessoas que fazem algo incrível (nos filmes) adotam ou adotavam sempre um modelo físico específico: Branco, Forte e etc...

É como aquele esteriótipo de príncipe que vai salvar a princesa, como se a princesa não pudesse fazer absolutamente nada, nem esboçar reação ou se defender.

O ponto do vídeo não é forçar que exista mais representatividade, retirando assim o livre arbítrio do produtor em criar um filme, ou do autor em criar um mangá da forma que bem entender, mas explicar o por que algumas pessoas querem tanto ser representados em obras de cinema, anime e etc...

more_horiz
Só 3% do Japão é obeso[1], e é até engraçado falar sobre representatividade de obesos no Japão, sendo que tem até uma multa bem polêmica pra quem continuar obeso lá :horak: E os personagens de anime geralmente são japoneses... Pessoas "brancas" são uma pequena minoria (apesar de uma minoria popular, muitas vezes sendo explorados como protagonistas ou personagens "interessantes")

E sobre o esterótipo de príncipe salvando a princesa, será que na maior parte dos casos as próprias mulheres de lá não queriam um príncipe que as salvasse, e por isso o clichê se popularizou pra começo de conversa? Porque animes com personagens femininas fortes tem aos montes, também~
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos