É o base. A ilustração demonstra isso, nem a franja tem – a menos que o Toyotaro retconeie isso da mesma forma que fez com a personalidade do Goku num quadrinho lá.
Não acredito que precise ser apressado dessa forma. Nos capítulos iniciais havia nego sendo eliminado sem nem mostrarem quem foi que derrubou, de tão tosco que o bagulho é. O anime acabou, dava pra corrigir muita coisa que ficou incompleto por lá ou até mesmo mal desenvolvido, (a menos que ele apareça em alguma entrevista e informe que tenha um tempo limite para que ele tenha que entregar a saga, o que não acho que é verdade, principalmente por conta do lucro que isso traria com mais volumes sendo postos nas prateleiras. Só que o problema é que deram na mão do Toyotaro, cujo de bom só tem o desenho, mesmo.
Algumas coisas lá foram, de fato, péssimas, como por exemplo, a forçação do U2 e algumas outras situações. Porém, nada que pudesse ser ajustado no mangá. Kuririn poderia ter uma participação melhor, Tenshinhan nem fale. Os universos aleatórios eram cheio de restolhos que não ofereciam perigo algum, o que fazer pra ajustar isso? Dar um tempo de quadrinho mais produtivo do que fora no anime, inserindo combates bacanas de membros do U7 esquecidos contra estes, extraindo, dessa forma, mais suco desses personagens que foram deixados de lado na obra animada. São tantas coisas. Piccolo com uma participação horrorosa, Kuririn e Tenshinhan idem, Cabba sem o Super Saiyajin 2 (tal qual foi um diferencial a mais pro char), interação entre U6 x U7 praticamente inexistente, Pirina e Saonel, meu Deus, criei tanta expectativa pra ver a
tag team (mangá) contra Piccolo e Gohan, tal qual foi descartada – os diálogos entre Piccolo e a dupla sequer existiu; nem mesmo foram apresentados em cena. 17 com cabelo acústico foi sensacional, também, etc...
U7 teve, realmente, uma participação mais presente no anime, principalmente por ter os melhores lutadores. Mas o mangá não se torna menos pior por conta disso. Kale Berserker, nesse último capítulo, eliminou, se não me engano, de dois à três universos sozinha – derrubou o Aniraza sozinha com uma voadora. As eliminações dos universos não tem peso algum, é ilustrado como se os caras fossem ali, tomar uma água. O planejamento no mangá é pior. Os caras tão ali só por estarem, pra fazerem volume – no anime tinha um pouco disso, mas a escala, se comparado com a do mangá, é muito inferior.
Então, mano, sobre o Gohan, pra dar continuidade aqui. Eu entendo seu ponto de vista, mas o personagem é assim, ele mesmo se dá o downgrade durante as transições de arcos. Gohan nunca gostou de lutar, sempre teve seu objetivo ali, sólido: se tornar um profissional conhecido dentro do ramo científico, e é isso que ocorreu – pelo que o filho de Son Goku deu a entender no anime, o relaxamento não vai ocorrer mais, mas vai saber. Eu também prefiro ver o medíocre guerreiro, mas as coisas estão andando de forma correta pelo apresentado na obra original, explícito pelo autor desde sempre. O saiyajin híbrido, desde sempre, só lutou quando se fez necessário, de outra forma, essa função sempre ficou para os outros, amantes de combates, como Goku, Vegeta, Piccolo, Tenshinhan (que sempre treinaram). Ele manteve sua força original até o arco do SSJ Deus, depois decaiu.
Mas é incoerente, eu vou te explicar. Partindo da tese que o Gohan tenha, conforme você disse em sua opinião, o mesmo poder do SSJB normal do início do Torneio do Poder em sua forma mística, não implica que ele, em base, possa rebater um blast da Kefla SSJ Berserker. Vamos relembrar de acordo com o mangá: lá, segundo o que o Toyotaro passou num extra do epílogo da 'saga Goku Black', Gohan havia retomado seus treinamentos recentemente (sala de gravidade) em virtude de preocupações e tal. Gohan estava muito, mas muito fraco. Havia decaído em demasia. Não se passa muito tempo, o certo não era ele nem alcançar o seu auge, mas sim recuperar um pouco de senso de combate e ir evoluindo bem aos poucos com esse tipo de treinamento. Depois, ele é recrutado pra treinar com Piccolo. Não se sabe o tipo de treinamento, mas no anime é mostrado que com tamanho treino, ele supera e MUITO o seu auge (asspull), entretanto, nada que chegue próximo ao mangá. No anime, o mais próximo que temos de resultado desse tempo que ele ficou com Piccolo foi que, quando enfrentou Tenshin, tirou de letra; e manteve uma luta com o Goku base que estava economizando poder, vide o confronto com o namekuseijin.
Agora, indo mais profundamente na obra de Toyotaro, Freeza é colocado como inferior em relação a Kale SSJ Berserker, sendo humilhado. Ela dá uma pressionada no Goku SSJB FP, quase elimina Toppo e Vegeta SSJB Full Power, elimina Aniraza com um chute. Depois de tudo isso, ainda sofre um super upgrade com a fusão potara + SSJ Berserker. Gohan base, por outro lado, tem algumas dificuldades contra o Trio Danger no início do arco. Se, como implicas, Gohan Místico seja do nível do Golden Freeza, ele não deveria ser superior nem mesmo à Kale sozinha, quanto mais a Kefla. Há uma diferença abismal dos poderes. O mangaká se perdeu totalmente nos seus conceitos pré-estabelecidos relacionados ao powerscalling de sua obra.