Capitão Jackie escreveu:Mais um motivo para se desconfiar desse tipo de conteúdo alternativo por fãs, pois se não foi completamente traduzido, porque em todas as páginas que entro com seus respectivos nomes tem informações nas mesmas ? Eu entendo que o formato das Wikias são diferente do que eu gostaria que fosse, mas não justifica, pois já fui alguém que tinha zero conhecimento sobre o universo de Naruto, e como todos aprendi em algum lugar, já acreditei e muita coisa vinda de lá, hoje meu senso de apenas o cânon é mais forte, pois eu aprendi e conheci coisas no qual é quero passar adiante, chega desse ciclo de informações meio verdadeiras, não estou falando de sua Wikia ou coisa do tipo, mas sim das informações das mídias ocidentais, acho que todos tem o direito de saber o que de fato é verdade e o que é mentira.
Eu não lembro de ter dito que não foi completamente traduzido. Eu falei que apenas 10% das informações do Databook que foram aplicadas nas páginas. E parte desses 10% são os nomes das técnicas onde tem a referência de que foram tiradas do Databook. O grande problema da comunidade em geral de animes, não só de Naruto, é que existem youtubers, portais, sites que utilizam informações desatualizadas e trabalham como se fossem atuais, criando teorias e explicações reais sobre isso. Eu recebo e-mail direto quanto a esse tipo de coisa. Eu lembro quando foi encontrado o termo "Transformação Sábia dos Seis Caminhos", e muitas wikis passaram a trabalhar ele como um Senninka avançado do Hagoromo. Na época nós não tínhamos autonomia para fazer a conferência da fonte japonesa devido a falta de tradutores na equipe. Porém quando um dos nossos administradores adquiriu fluência na língua japonesa, incluindo termos e gírias locais que eles utilizam lá e são erroneamente traduzidos tanto para os EUA quanto pela Panini aqui, e chegamos a conclusão que a tradução estava errada, que o certo seria Transformação do Sábio dos Seis Caminhos, ou seja, ao invés de ser Rikudo Sennin no Ka, foi alterada para Rikudou no Senninka, dando ideia de ser um estado avançado do Juugo. Coisa que na mesma hora corrigimos. Mas esse tipo de coisa vai levar anos para ser concluído. Não estou atacando você, não estou agredindo você, eu só me meti porque pense comigo: eu seguia a Narutopedia inglesa, eu acreditava tudo no que eles diziam. Porém eu passei a conhecer pessoas que conheciam japonês, e pedi para irem traduzindo para mim. Um novo mundo se abriu diante de mim, muitas coisas que eram absurdas ditas por outras wikis, estavam erradas. Porém não dava pra corrigir isso na inglesa pois eles tem preconceito com nós, então resolvi começar a editar na Naruto Wiki e tentar mudar isso para ajudar milhares de pessoas. Todos os dias mais de 100 mil páginas nossas são visualizadas, e é justamente por isso que eu sinto no compromisso de corrigir tais erros e espalhar a verdade para todos os fãs. Acontece que sou somente uma pessoa diante de um oceano de informações para corrigir.
Por isso que a comunidade brasileira é tão fragmentada e desunida em fandons obsessivas. Se todos parassem de se atacar e trabalhassem em conjunto, muita coisa boa surgiria ali. Mas infelizmente hoje em dia é mais fácil criar tópicos atacando coisas e agindo como donos da verdade, do que estender a mão para ajudar.