Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Fontes duvidosas VS Fontes oficiais

+5
Naruto Winchester
Nicckkokk
Ellos
Pscn
Capitão Jackie
9 participantes

descriptionFontes duvidosas VS Fontes oficiais - Página 2 EmptyRe: Fontes duvidosas VS Fontes oficiais

more_horiz
Capitão Jackie escreveu:
Mais um motivo para se desconfiar desse tipo de conteúdo alternativo por fãs, pois se não foi completamente traduzido, porque em todas as páginas que entro com seus respectivos nomes tem informações nas mesmas ? Eu entendo que o formato das Wikias são diferente do que eu gostaria que fosse, mas não justifica, pois já fui alguém que tinha zero conhecimento sobre o universo de Naruto, e como todos aprendi em algum lugar, já acreditei e muita coisa vinda de lá, hoje meu senso de apenas o cânon é mais forte, pois eu aprendi e conheci coisas no qual é quero passar adiante, chega desse ciclo de informações meio verdadeiras, não estou falando de sua Wikia ou coisa do tipo, mas sim das informações das mídias ocidentais, acho que todos tem o direito de saber o que de fato é verdade e o que é mentira.

Eu não lembro de ter dito que não foi completamente traduzido. Eu falei que apenas 10% das informações do Databook que foram aplicadas nas páginas. E parte desses 10% são os nomes das técnicas onde tem a referência de que foram tiradas do Databook. O grande problema da comunidade em geral de animes, não só de Naruto, é que existem youtubers, portais, sites que utilizam informações desatualizadas e trabalham como se fossem atuais, criando teorias e explicações reais sobre isso. Eu recebo e-mail direto quanto a esse tipo de coisa. Eu lembro quando foi encontrado o termo "Transformação Sábia dos Seis Caminhos", e muitas wikis passaram a trabalhar ele como um Senninka avançado do Hagoromo. Na época nós não tínhamos autonomia para fazer a conferência da fonte japonesa devido a falta de tradutores na equipe. Porém quando um dos nossos administradores adquiriu fluência na língua japonesa, incluindo termos e gírias locais que eles utilizam lá e são erroneamente traduzidos tanto para os EUA quanto pela Panini aqui, e chegamos a conclusão que a tradução estava errada, que o certo seria Transformação do Sábio dos Seis Caminhos, ou seja, ao invés de ser Rikudo Sennin no Ka, foi alterada para Rikudou no Senninka, dando ideia de ser um estado avançado do Juugo. Coisa que na mesma hora corrigimos. Mas esse tipo de coisa vai levar anos para ser concluído. Não estou atacando você, não estou agredindo você, eu só me meti porque pense comigo: eu seguia a Narutopedia inglesa, eu acreditava tudo no que eles diziam. Porém eu passei a conhecer pessoas que conheciam japonês, e pedi para irem traduzindo para mim. Um novo mundo se abriu diante de mim, muitas coisas que eram absurdas ditas por outras wikis, estavam erradas. Porém não dava pra corrigir isso na inglesa pois eles tem preconceito com nós, então resolvi começar a editar na Naruto Wiki e tentar mudar isso para ajudar milhares de pessoas. Todos os dias mais de 100 mil páginas nossas são visualizadas, e é justamente por isso que eu sinto no compromisso de corrigir tais erros e espalhar a verdade para todos os fãs. Acontece que sou somente uma pessoa diante de um oceano de informações para corrigir.
Por isso que a comunidade brasileira é tão fragmentada e desunida em fandons obsessivas. Se todos parassem de se atacar e trabalhassem em conjunto, muita coisa boa surgiria ali. Mas infelizmente hoje em dia é mais fácil criar tópicos atacando coisas e agindo como donos da verdade, do que estender a mão para ajudar.

descriptionFontes duvidosas VS Fontes oficiais - Página 2 EmptyRe: Fontes duvidosas VS Fontes oficiais

more_horiz
Rodrigo Ōtsutsuki escreveu:

Eu não lembro de ter dito que não foi completamente traduzido. Eu falei que apenas 10% das informações do Databook que foram aplicadas nas páginas. E parte desses 10% são os nomes das técnicas onde tem a referência de que foram tiradas do Databook. O grande problema da comunidade em geral de animes, não só de Naruto, é que existem youtubers, portais, sites que utilizam informações desatualizadas e trabalham como se fossem atuais, criando teorias e explicações reais sobre isso. Eu recebo e-mail direto quanto a esse tipo de coisa. Eu lembro quando foi encontrado o termo "Transformação Sábia dos Seis Caminhos", e muitas wikis passaram a trabalhar ele como um Senninka avançado do Hagoromo. Na época nós não tínhamos autonomia para fazer a conferência da fonte japonesa devido a falta de tradutores na equipe. Porém quando um dos nossos administradores adquiriu fluência na língua japonesa, incluindo termos e gírias locais que eles utilizam lá e são erroneamente traduzidos tanto para os EUA quanto pela Panini aqui, e chegamos a conclusão que a tradução estava errada, que o certo seria Transformação do Sábio dos Seis Caminhos, ou seja, ao invés de ser Rikudo Sennin no Ka, foi alterada para Rikudou no Senninka, dando ideia de ser um estado avançado do Juugo. Coisa que na mesma hora corrigimos. Mas esse tipo de coisa vai levar anos para ser concluído. Não estou atacando você, não estou agredindo você, eu só me meti porque pense comigo: eu seguia a Narutopedia inglesa, eu acreditava tudo no que eles diziam. Porém eu passei a conhecer pessoas que conheciam japonês, e pedi para irem traduzindo para mim. Um novo mundo se abriu diante de mim, muitas coisas que eram absurdas ditas por outras wikis, estavam erradas. Porém não dava pra corrigir isso na inglesa pois eles tem preconceito com nós, então resolvi começar a editar na Naruto Wiki e tentar mudar isso para ajudar milhares de pessoas. Todos os dias mais de 100 mil páginas nossas são visualizadas, e é justamente por isso que eu sinto no compromisso de corrigir tais erros e espalhar a verdade para todos os fãs. Acontece que sou somente uma pessoa diante de um oceano de informações para corrigir.
Por isso que a comunidade brasileira é tão fragmentada e desunida em fandons obsessivas. Se todos parassem de se atacar e trabalhassem em conjunto, muita coisa boa surgiria ali. Mas infelizmente hoje em dia é mais fácil criar tópicos atacando coisas e agindo como donos da verdade, do que estender a mão para ajudar.

Sim, você está certo nisso, o fandom tem a faca e o queijo em suas mãos, eles poderiam se juntar e ajudar na sugestão de trazer o databook 4 para cá, porém, não é do interesse deles, as pessoas não querem se comprometer com tal coisa, nem mesmo a questão de tradução do databook, pois eu já passei por uma situação parecida ano passado, quando percebi que eu estava completamente sozinho e sem ajuda alguma para fazer o que eu pretendia fazer, simplesmente desisti, porque ninguém queria se comprometer com isso, é um problema geral, o ocidente todo age assim.

Teve uma vez que fui editar algumas páginas de alguns personagens dentro da Naruto Wikia, nem era nada de mais como tradução ou coisa assim, era mesmo organizar os gráficos dos personagens que tem informações adicionais vendas dos volumes de Boruto, enfim, o líder deles que não sei quem é, disse que seria avaliada e estudada, mas, depois desse para mim que não poderia deixar as alterações feitas no mesmo, até ae tudo bem, mas me pareceu algo meio egocêntrico, tipo mostrar serviço se aparecer, enfim, pode ser que esteja enganado. Eu creia Wikia, e eu comecei desdo ano passado a editar nela, mas como é muito difícil conciliar algo dessa magnitude com minha vida pessoal, eu acabei desistindo.

Caso queria discutir melhor sobre esse assunto, me mande uma MP, fiquei interessado em trocar umas ideias, se assim quiser.

more_horiz
Vei, ngm usa filler como argumento alem do neji. Plmns aqui nesse forum, em que as pessoas sao obcecadas por cannonidade (eu acho exagerado, sendo que algumas midias semi-cannon podem sim ser consideradas).

Also, a gente nao tem acesso a traducao oficial, ja que a lingua japonesa eh tricky af. Nao existe verdade absoluta em discussao de anime exatamente por isso.

more_horiz
Eu discordo do que você disse em relação a Wiki, os fãs fazem um trabalho de excelente reunindo o máximo de informações possíveis, o problema está nos leitores da wiki que não conseguem reconhecer a diferença entre uma técnica oficial e canônica, uma técnica existente apenas no game é algo oficial e não há nada de errado em anexar isso na wiki, uma vez que o site faz questão de destacar que a técnica é algo exclusivo de games, exemplo disso é a técnica Hyaku Retsushō, quanto a movimentos listados apenas na wiki, como já explicado isso ocorre porque a wiki é um ambiente aberto, por isso cabe ao leitor discernir uma técnica real de um movimento listado apenas para aumentar o número de jutsus de um personagem, agora o que mais chamou a minha atenção foi a sua crítica as traduções, quando há um erro em tradução isso não significa necessariamente que quem traduziu queria disseminar mentiras, mas sim que errou em algum ponto, o japonês é uma língua  muito complexa, é óbvio que haverá perda ou alteração de conteúdo ao traduzir algo de japonês para inglês e posteriormente para português, talvez não seja tão nítido, mas traduzir algo é extremamente complexo! Tente traduzir um livro de inglês para português, você irá perceber que mesmo você compreendendo perfeitamente ambos idiomas haverá perdas ou mudanças significativas no conteúdo, não é atoa que muitas pessoas preferem ler livros no idioma original. É claro que existem pessoas que alteram propositalmente e severamente o conteúdo apenas para favorecer um determinado personagem, mas esse tipo de tradução é mais comum em sites e comunidades de um personagem específico (exemplo fictício> Blog NaruHinaSaSu) do que em sites de discussão geral (exemplo real Fórum NS), eu quando traduzo algo em português busco conferir a fonte em vários sites, mas isso não irá impedir que hajam perdas, quando preciso traduzi algo direto do japonês é pior ainda, pois não possuo conhecimento algum no idioma, então o trabalho acaba sendo que feito inteiramente pelo Google (diferente de quando eu traduzo de inglês para português), eu apenas busco tornar a tradução confortável para o nosso idioma, um tempo atrás eu tive um trabalhão para traduzir o Bashōsen: Hi no Maki e poucos meses quando saiu a tradução em inglês eu fiquei contente, pois não há grandes diferenças entre a minha tradução em português e a tradução em inglês. Agora quanto ao que é canônico ou não, eu sempre vi como canônico apenas o mangá e databooks (apesar de ter ressalvas com esses), não consigo ver diferença significativa entre o anime Naruto (não escrito pelo Kishimoto) e o anime Boruto (não escrito pelo Kishimoto), no entanto grande parte do conteúdo lançado após o fim do mangá tem como objetivo agradar os fãs, então eles farão de tudo para que isso seja considerado canônico.

more_horiz
Capitão Jackie escreveu:

Porém, nada se compara ao que vemos dentro de algumas Wikias por ae, pura invenção e tentativa de enganar aqueles que confiam nas mesmas como fonte de informação confiável, já teve várias vezes que fui em uma delas ver a lista de jutsus dos personagens, e me deparei com algo inusitado na parte aonde ficam as fontes de onde foi tirado aquilo, e estava lá descaradamente, referência: moveset de personagens de franquias de jogos de Naruto, a maioria da Saga Storm, kkk, eu fiquei muito triste e ao mesmo tempo indignado como é que eles podem inventar algo desse tipo e enganar muita gente, sem contar que ali é 100% tirado de suas mentes, até coisas que deveriam ser transcritas a risca para dar um Q de credibilidade a página, eles pegam e distorce, omitem, acrescentam, por isso que certos núcleos do fandom brigam entre si, por conta de coisas assim.

Amigão, justamente pela fonte ser descriminada que o leitor pode discernir entre o que é cânone ou não, o fandom tem lá seus problemas, mas a Wiki Br pelo menos, é de longe uma ótima fonte de informação e referência.

Se tiver uma habilidade lá é a fonte dela estiver indicada como algum jogo ou novel, é ÓBVIO que não serve para efeitos de discussão séria (não só habilidades ou algo do tipo, por vezes parágrafos inteiros de alguma página da Wiki são "inúteis" por se basearem em algo não canônico).

Sinceramente eu não entendi muito bem a sua crítica.

more_horiz
Eu também não entendo. A pessoa tem que saber distinguir as informações.

As pessoas não fazem isso e ainda criticam as wikis não só de Naruto, mas outras também porque muitas delas não leem o que postam como fonte e querem que a fonte sozinha argumente por elas.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos