Eu toco violão.
Eu não demorei muito pra conseguir tocar minha primeira música, acredito que tenha sido questão de uns quatro ou cinco dias, acho que foi bem rápido comparado ao tempo que uma galera costuma levar, mas isso é bastante relativo. Eu peguei rápido porque já tinha alguma noção musical, que junto com um pouco de coordenação motora (
tem um pessoal que é mais desengonçado pra conseguir palhetar com a mão direita e complica) me ajudaram a ter um bom início. Mas não tem muito segredo pra começar a tocar as primeiras músicas, é memorizar e praticar tocando os acordes maiores e menores, ao menos, e tocar versões bem simplificadas das músicas. Isso influencia bastante, geralmente o povo iniciante fica ansioso pra sair tocando as músicas mais difíceis possíveis e acaba atropelando as coisas, é bom pegar músicas com três, quatro acordes, ou com progressões padrão, aquelas repetitivas mesmo, que ajudam a desenvolver, e no caso de tentar uma ou outra mais difícil por gosto, procurar versões simplificadas ao máximo.
Eu sou autodidata, então, na época que comecei, lia mais teoria na internet do que qualquer outra coisa, mas com o tempo passei a achar um bom conteúdo no YouTube e fui atrás pra continuar evoluindo e tudo mais, acho que já é padrão a essa altura do campeonato, e algumas pessoas até costumam malhar o canal por dizer que deixa o povo preguiçoso (
tem alguma verdade nisso, mas pra iniciantes é bom demais), mas o Cifra Club dá uma ajuda grande, e me deu também quando estava dando meus primeiros passos.
Não sei qual é teu nível nas cordas ainda, Luizin, mas é por aí. Stand By Me é bem tranquila pra iniciantes, creio, tocando simplificada, ao menos.