Naruto no Clássico eu detestava, achava um personagem exagerado demais em suas ações. A forma de sair berrando para todos os lados me incomodava muito. Nessa época meu favorito era o Sasuke. Porém quando veio a fase Shippuuden, Naruto demonstrou uma evolução incrível, diferente do Sasuke que ficou preso ao looping infinito de vingança e ódio. Da primeira até a sétima temporada, Naruto se tornou o meu favorito, Kishimoto fez um trabalho fantástico com ele e não tem como negar.
O crescimento do personagem, a determinação dele em lutar contra o próprio destino, se superando cada vez mais, provando para os Neji da vida que o destino não manda em nada, e que você quem o molda. Aí no final da sétima temporada, vimos um Naruto muito maduro, que entendia o sofrimento dos outros a havia obtido a capacidade de perdoar as pessoas, um ato que é impossível até para nós na realidade. E o mais incrível foi o uso do Senjutsu, um poder que o permitia não depender da Kurama, já que pela primeira vez ele conseguia fazer o Rasenshuriken sem a ajuda da Kurama.
Mas veio o decorrer da história e cagou tudo.
Ele acabou ofuscando demais todos os outros ninjas. Ele não precisava disso, ele tinha o brilho próprio, não precisava neutralizar os mais experientes. Ele carregando a guerra daquela forma, enquanto os outros estavam lá só pra servir de adubo para o Shinju foi muito forçado. Sem falar que descobrimos que Naruto tinha parentesco com o Hagoromo, era transmigrante de Ashura e ainda estava destinado a ser o que ele se tornou. Ou seja, uma pessoa que inicialmente lutou contra o destino para seguir ele no final de tudo.