Me baseando nos que estão na primeira lista, eu separaria os Kages médios nas seguintes categorias, avaliando um misto de poder de fogo, percepção do campo de batalha, velocidade, versatilidade e alguns aspectos especiais em relação ao personagem:
Obs.: Dentro da categoria, tá em ordem aleatória
Subgrupo A - melhores:
Pain Tendo, Kisame, Muu, Gengetsu, Sandaime Ay, Obito MS
Tirando o Sandaime Ay, que tinha um estilo simples, mas com velocidade, defesa e potencial ofensivo com Ippon Nukite, os outros se sobrepuseram aos demais pelos aspectos especiais. Kisame com Daikodan consegue peitar muita gente q é mais forte que ele, Muu com invisibilidade + jinton consegue dar um vareio em uma galera no x1 (acaba dependendo mais da capacidade de detectar do q o poder do oponente propriamente dito). Gengetsu idem, com o gen da ostra. Esse Obito to considerando q é o da luta com a Konan. Kamui e Izanagi de longa duração no olho descartável são hax o suficiente pra ele estar aqui. Na parte ofensiva, além de mandar pra Kamuiland, ele tem Bakufu Ranbu e as armas saindo do kamui. Pain tendo pelo CT, é inegável q com isso ele varre uma galera da categoria Kage médio, incluindo alguns desse subgrupo A.
Subgrupo B - medianos:
Gaara, Jiraiya, Yondaime Ay, Danzou, Gai 7 gates, Naruto KM1, Danzou, Onoki
Gaara é extremamente versátil, tem selamento, sensor sólido, mas no mais, considero seu estilo de luta muito simples pra de fato se colocar com a galera do primeiro escalão. Jiraiya tem um senjutsu adaptado pra lutas mais longas (diferente do Naruto q tem cargas de energia natural), porém peca no quesito de demorar muito pra invocar Fukasaku e Shima. Equilibrando o potencial pós SM com sapolândia invocada com essa fraqueza do tempo deixam ele como mediano. Danzou tem o Izanagi, q é um baita Hax, mas o possui de uma forma incompleta, sendo q o Sasuke sem conhecimento já tinha percebido a relação do fechamento dos olhos com o jutsu. É claro q não é todo mundo q consegue pressionar o Danzou, mas os ninjas que possuem níveis altos e equilibrados de ataque e defesa (o que é o caso de Kage médio pra frente), acabam segurando os 10 minutos. Gai 7 gates é mestre em taijutsu, tem boa esquiva e bloqueio (asa kujaku), além de um bom finalizador. Não o coloco no escalão de cima pela restrição de tempo, devido ao desgaste físico, e o estado q ele fica depois de usar. Naruto KM1 tem excelente velocidade e boa finalização com seus rasengans diversos. Mas acaba não deixando de ser um estilo de luta bem direto ao ponto, com capacidade de defesa mediana, além do q a atuação dele nas lutas contra o Nagato e contra o Obito (antes de ganhar o KM2), foram bem mais ou menos. Yondaime Ay, o q falta nele é a defesa absurda de seu pai, o q acaba diminuindo o patamar dele. Onoki, por não ter a invisibilidade, tem mais dificuldade de finalizar com o Jinton, visto q seus golpes não são surpresa. Além disso, a idade pesa.
Subgrupo C - mais fracos:
Hiruzen Edo, Orochimaru, Kakashi MS, Sasuke MS, Naruto SM.
O Hiruzen tem uma baita experiência e inteligência analítica, mas em termos de recursos mesmo, ele é de certa forma limitado aos elementais. O Orochimaru é um caso complicado, ele tem uma puta resistência, mas acho q falta muito em termo de poder destrutivo. O máximo q vimos dele nesse sentido foi o Yamata, q na verdade, nem vimos ofensivamente de fato. O resto se baseia muito na ofensiva com a Kusanagi. Porém, o vejo nessa categoria em vista de que sua resistência é paga com muito chakra, então é possível levá-lo no desgaste muitas vezes, visto q em termos de finalização mesmo, ele pena um pouco. Kakashi MS tem uma arma foda q é o Kamui, mas, se cansa muito pra usar, pode ser trolado por clones e em lutas x1, se o oponente mantiver uma pressão constante, ele terá dificuldades de usar a técnica, pelo menos a meu ver. Sasuke MS é parecido, o desgaste sofrido pelo uso das habilidades do MS é complicado pra ele nesse estágio, o q dificulta sua situação em várias lutas. Naruto SM é dependente das recargas, o q cria uma abertura além de ter todo seu tempo de luta limitado a 15 min, em um cenário normal.