Conclusão: Nazismo não é de direita. Obrigado.
Dogão escreveu:Mano.. claro que um governo estatista economicamente é de esquerda, isso é literalmente a definição de esquerda. E não há direitistas que elogiem os países nórdicos pelo alto estatismo, e sim pelo liberalismo que os levaram ao auge antes deles estagnarem seus crescimentos econômicos com o estatismo.
Lipert escreveu:A definição de direita e esquerda é intimamente relacionada à liberdade econômica. Que país de direita teria os meios de produção totalmente controlados (direta ou indiretamente) pelo Estado? Isso não existe, porque é socialismo, e não existe "socialismo de direita".
Mitsashi escreveu:Recomendo ler sobre a Guerra Civil Espanhola que foi uma espécie de ensaio para a Segunda Guerra Mundial e dá para entender bem sobre quem estava apoiando quem.Lipert escreveu:A definição de direita e esquerda é intimamente relacionada à liberdade econômica. Que país de direita teria os meios de produção totalmente controlados (direta ou indiretamente) pelo Estado? Isso não existe, porque é socialismo, e não existe "socialismo de direita".
Na verdade isso é fascismo e não "socialismo de direita", e fascismo é um movimento comumente classificado como extrema direita @Lipert. Já o socialismo é classificado como extrema esquerda. Esses dois regimes ajudam a esclarecer como extremismos não são de forma alguma viáveis, seja de que lado eles tem origem. Tanto o fascismo quanto o socialismo foram responsáveis por matar milhões de pessoas e não entendo porque a maior preocupação da internet é continuar nessa coisa de saber se é de direita ou esquerda.
Mas se ainda tem dúvida, como eu disse acima, recomendo ler sobre o Franquismo e a Guerra Civil Espanhola, na minha opinião fica bem claro esse Direita x Esquerda.
Eumenes escreveu:Enfim, voltando ao assunto do tópico...
É mentira oque Lipert e outros afirmam aí, sobre a economia de países fascistas e da '3ª posição' em geral.
Dizem que a propriedade privada só existia no papel, que o governo controlava tudo e tal. Isso não é verdade.
Os regimes fascistas eram muito autoritários, é claro, e impunham regras rigorosas a empresários.
Mas dizer que propriedade privada não existia é um absurdo.
A economia de países fascistas - e de 3ª teoria política, em geral - era mista e bem complexa, mas nada difícil de entender. Em resumo, a empresas era permitido fazer tudo oque é ético, bom pra economia, e de conhecimento geral (ex: enriquecer o país, avanços tecnológicos, competitividade...). E proibido tudo oque é ruim, anti-ético (ex: liberalismo desenfreado, crises econômicas...) e coisas que maior parte das pessoas não conhecem e até acham teoria conspiratória (ex: criar conglomerados globalistas, conspirar contra o governo, financiar eleições, tomar o controle do banco central...).
E é óbvio que o fascismo/3ªtp sempre odiou o liberalismo desenfreado e a democracia. Mas dizer que eles são "desquerda" por causa disso é um retardo mental.
Não quero entrar em mais discussões imbecis do que seja direita e esquerda. Liberdade econômica é apenas uma das características que a "direita" obteve nos últimos tempos, dentre tantas outras. De fato o fascismo/3ªtp tem muitas características de direita também, como já disse sabiamente o Schiffer.
Elas não decidiam nada, quem decidia era o Estado (isso valia pra preços, salários, produção, pra quem seria vendido).
Eumenes escreveu:Elas não decidiam nada, quem decidia era o Estado (isso valia pra preços, salários, produção, pra quem seria vendido).
Não, você está mentindo. Você não tem, e jamais terá, fonte nenhuma pra sustentar essas afirmações.
O Estado era no máximo muito sugestivo, mas não chegava a decidir nada disso. Não vou prosseguir uma discussão imbecil e ficar repetindo as mesmas coisas que já disse, se quiser continue sozinho.
Acho que isso pode até ser uma falácia pra quando a guerra estava ocorrendo, que TODOS os países envolvidos dirigiram suas economias e produtividade pra indústria militar. Até mesmo os EUA intervia fortissimamente na industria privada durante a guerra. Esse vídeo explica melhor: https://www.youtube.com/watch?v=L-TalPLrTIY
Eumenes escreveu:Grande demonstração de conseguir argumentar com a própria boca pensando com a própria cabeça; vir postar link de um blog. Ainda mais um blog de libertários retardados, que são a favor de livre comércio de órgãos e da legalização de drogas (que você mesmo já afirmou repudiar).
Mas você fez bem em disponibilizar esse texto pra mim. Vou ler tudo, hein.
Lipert escreveu:Eumenes escreveu:Grande demonstração de conseguir argumentar com a própria boca pensando com a própria cabeça; vir postar link de um blog. Ainda mais um blog de libertários retardados, que são a favor de livre comércio de órgãos e da legalização de drogas (que você mesmo já afirmou repudiar).
Mas você fez bem em disponibilizar esse texto pra mim. Vou ler tudo, hein.
A fonte é Ludwig von Mises, um judeu europeu que foi um grande pesquisador da área de política econômica... E qualquer fonte que você pegue vai concordar que o governo exercia controle sobre as empresas, até mesmo diversos filmes e documentários mostram esse controle.
Eumenes escreveu:Então tá bom, você quer saber só da opinião de esquerdistas formados em ciência política em federais brasileiras tomadas pelo socialismo, que vão dizer que o nazismo era um "socialismo de direita", né? kkkkkLipert escreveu:Eumenes escreveu:Grande demonstração de conseguir argumentar com a própria boca pensando com a própria cabeça; vir postar link de um blog. Ainda mais um blog de libertários retardados, que são a favor de livre comércio de órgãos e da legalização de drogas (que você mesmo já afirmou repudiar).
Mas você fez bem em disponibilizar esse texto pra mim. Vou ler tudo, hein.
A fonte é Ludwig von Mises, um judeu europeu que foi um grande pesquisador da área de política econômica... E qualquer fonte que você pegue vai concordar que o governo exercia controle sobre as empresas, até mesmo diversos filmes e documentários mostram esse controle.
Eu não quero saber de nada que diz um judeu mentiroso e manipulador de massas idiotizadas, como todos os outros.