@Hanzo salamandraCara, tem dois pontos q acabam sendo incompatíveis com um império desse tipo no universo de Naruto.
Primeiro é que todo o poder militar é concentrado nas vilas ocultas, que acabam sendo responsáveis por proteger a Nação. Exemplo: Konoha protege o país do fogo. Isso funciona pq os países são relativamente pequenos. Os ninjas conseguem sair de Konoha e chegar em qualquer parte do país em coisa de 2-3 dias, tendo como base a viagem Konoha-Suna. Se alguém fosse tentar anexar muito território, logisticamente teria dificuldades de proteger todo esse território. Talvez precisasse dividir o poder em duas, três vilas ocultas, enfraquecendo o poder de cada uma.
Segundo que, prevendo algo nesse sentido, o Hashirama distribuiu os Bijuus entre as vilas, exatamente pra dificultar que uma tentasse anexar a outra. As guerras não foram evitadas, mas ninguém foi aniquilado. Parte disso é devido a preocupação de tentar invadir uma vila e ser contra-atacado por um bijuu, seja por meio de um Jin perfeito (Yagura, Naruto, Bee), seja por q esse foi liberado no momento de desepero pra tocar o terror (Shukaku, Matatabi, Son Goku, Kokuo).
Sobre Kumo, ela não tem muito esse papel. Eles tentam se fortalecer militarmente, pra não correr riscos se a guerra estourar. Se eles tivessem essa mentalidade de conquista, teriam tentado alguma coisa depois da morte do Minato ou depois da destruição causada pelo Orochimaru, momentos mais frágeis militarmente na história de Konoha.