Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

4 participantes

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyPropriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Propriedade intelectual é um conceito que visa abranger os direitos a respeito de produtos e/ou processos do conhecimento, sejam estes tangíveis ou intangíveis. Mostrou-se necessária após o término da idade média, com os avanços nas formas e metodologias para se disseminar informações.

Segundo a Convenção da OMPI, é a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comerciais, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico.

Segundo a Convenção de Paris de 1883, é o conjunto de direitos que compreende as patentes de invenção, os modelos de utilidade, os desenhos ou modelos industriais, as marcas de fábrica ou de comércio, as marcas de serviço, o nome comercial e as indicações de proveniência ou denominações de origem, e também a repressão da concorrência desleal.

A propriedade intelectual possibilita transformar o conhecimento em princípio um bem quase-público em bem privado e é o elo (...) entre o conhecimento e o mercado.


Uma patente é uma concessão pública, conferida pelo estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. A patente insere-se nos denominados direitos de Propriedade Industrial. Outra modalidade de patente é o Modelo de utilidade.

O direito de exclusividade garantido pela patente refere-se ao direito de prevenção de que outros de fabricarem, usem, vendam, ofereçam ou importem a dita invenção. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento. Os registros de patentes, por estarem disponíveis em bancos de dados de livre acesso, constituem grandes bases de conhecimento tecnológico, que podem ser usadas em pesquisas de diversas áreas.

Diz-se também patente (mas, no Brasil, com maior precisão, carta-patente) o documento legal que representa o conjunto de direitos exclusivos concedidos pelo Estado a um inventor.


O que acham da proteção da propriedade intelectual e patentes? Elas existem como mecanismo de incentivo para que novas coisas sejam criadas, garantindo que outra pessoa não irá se aproveitar de uma invenção ou produto de outro para obter seus próprios ganhos, em prejuízo do próprio autor/inventor.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Acredito que eles não deveriam existir. Sou libertário, acho que tem a ver com isso. Ideias não são propriedade por que propriedade vem de bens limitados, criatividade ou ideias são coisas subjetivas e não-limitadas. Vai mais ou menos assim minha linha de pensamento, ainda pretendo refiná-la.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Não sei se ser libertário é uma boa explicação por si só. Tenho uma amiga minha que é libertária, e ela defende a propriedade intelectual, uma vez que trata-se de algo que você produziu e tem direitos sobre. Imagine que você possa escrever um livro, e qualquer um pudesse vendê-lo ou publicar gratuitamente sem seu consentimento, ou que você produza uma marca e alguém copie, ou que você produza um remédio que custou bilhões em investimentos, e qualquer um pudesse produzir e vender sem te dar um centavo. Ninguém mais iria gastar tempo ou dinheiro produzindo coisas novas se não houvesse propriedade intelectual...

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Lipert escreveu:
Não sei se ser libertário é uma boa explicação por si só.


Obviamente não é, isso é uma das quatro frases que compuseram meu comentário. 

Imagine que você possa escrever um livro, e qualquer um pudesse vendê-lo ou publicar gratuitamente sem seu consentimento, ou que você produza uma marca e alguém copie, ou que você produza um remédio que custou bilhões em investimentos, e qualquer um pudesse produzir e vender sem te dar um centavo. Ninguém mais iria gastar tempo ou dinheiro produzindo coisas novas se não houvesse propriedade intelectual...


Depende, quem criou primeiro tem a vantagem temporal de ganhar mais dinheiro e se fortalecer no mercado antes que outros tentem plagiar, por que uma empresa destinada para plágio não é algo que surge de um dia para a noite. Isso poderia des-incentivar pesquisa, mas poderia também causar o inverso, pois a competição seria muito maior e cada um iria querer lançar um diferencial de maior qualidade cada vez mais cedo para ter cada vez mais vantagem. Pega o exemplo de filmes que saem no cinema não poderem ser pirateados em larga escala até que a própria empresa comece a comercializa-lo em larga escala por DVDs também, é aplicável em muitos casos. Também pode-se pensar na mentalidade de milhões de pessoas morrem por que o remédio é patenteado e tem um preço nas alturas que elas não podem pagar. Mas esse não é o meu argumento, nem responda isso.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Dogão escreveu:
Lipert escreveu:
Não sei se ser libertário é uma boa explicação por si só.


Obviamente não é, isso é uma das quatro frases que compuseram meu comentário. 

Imagine que você possa escrever um livro, e qualquer um pudesse vendê-lo ou publicar gratuitamente sem seu consentimento, ou que você produza uma marca e alguém copie, ou que você produza um remédio que custou bilhões em investimentos, e qualquer um pudesse produzir e vender sem te dar um centavo. Ninguém mais iria gastar tempo ou dinheiro produzindo coisas novas se não houvesse propriedade intelectual...


Depende, quem criou primeiro tem a vantagem temporal de ganhar mais dinheiro e se fortalecer no mercado antes que outros tentem plagiar, por que uma empresa destinada para plágio não é algo que surge de um dia para a noite. Isso poderia des-incentivar pesquisa, mas poderia também causar o inverso, pois a competição seria muito maior e cada um iria querer lançar um diferencial de maior qualidade cada vez mais cedo para ter cada vez mais vantagem. Pega o exemplo de filmes que saem no cinema não poderem ser pirateados em larga escala até que a própria empresa comece a comercializa-lo em larga escala por DVDs também, é aplicável em muitos casos. Também pode-se pensar na mentalidade de milhões de pessoas morrem por que o remédio é patenteado e tem um preço nas alturas que elas não podem pagar. Mas esse não é o meu argumento, nem responda isso.
Essa vantagem temporal não seria tão grande hoje em dia. Pra copiar um medicamento, um filme, um livro, ou modelos de marcas, é bem simples. Atualmente, as empresas que copiam não têm interesse em manter um alto padrão exatamente porque é ilegal, então eles buscam o baixo custo para lucrar. Se a empresa que está criando algo novo não tiver seus benefícios, vai deixar de criar coisas novas, e a inovação acabará, já que não terão seu lucro.

Sobre seu exemplo de remédios caros, apesar de você ter falado pra não responder pois não é um argumento seu, acho válido colocar esse ponto aqui, pois é um argumento que outra pessoa pode imaginar... A questão, nesse caso, é que não existiriam tais novos remédios se não existissem as pesquisas (que são caríssimas). Se não houver retorno, ninguém fará as mesmas (a não ser que sejam financiados pelo Estado, mas daí a eficiência das pesquisas costuma ser menor, já que a ideia não seria buscar um "produto", mas sim uma "descoberta" relevante publicável). Além disso, se o preço for um problema, o Estado pode atuar para evitar preços absurdos e injustos, ao mesmo tempo em que permite que a empresa consiga seu retorno por todo o dinheiro investido em suas pesquisas.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Lipert escreveu:
Essa vantagem temporal não seria tão grande hoje em dia. Pra copiar um medicamento, um filme, um livro, ou modelos de marcas, é bem simples. 


- Descobrir por laboratório a composição do remédio.
- Encontrar quem produza os compositores/ter que produzir os compositores. 
- Conseguir aprovação de um órgão estatal para a venda segura desse remédio.
- Começar a produzir.
- Fazer acordos e negócios com farmácias e revendedoras.

Me parece o bastante para dar uma vantagem temporal respeitável, não acho simples. Pelo menos não no caso de remédios. Sobre filmes, é bem difícil, se tu não ver no cinema, a única versão de qualidade sai só em DVD apenas meses depois, e qualidade de gravação em cinema quase ninguém quer consumir e não afeta realmente quem produz o filme. Modelos de marcas plagiam hoje em dia e nem por isso a Nike, Polo, Channel, Victoria Secret e etc. estão falidas. 

é que não existiriam tais novos remédios se não existissem as pesquisas (que são caríssimas)


Já pontuei por que não acho que isso seria o caso.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Tá certo.
Passo anos investindo milhões pra descobrir alguma coisa pra vir um intervencionismo querer socializar aquilo que eu produzi.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Se não existe propriedade intelectual, então todo tipo de mídia virtual pode ser roubada :sasaki:

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Dogão escreveu:
Lipert escreveu:
Essa vantagem temporal não seria tão grande hoje em dia. Pra copiar um medicamento, um filme, um livro, ou modelos de marcas, é bem simples. 


- Descobrir por laboratório a composição do remédio.
- Encontrar quem produza os compositores/ter que produzir os compositores. 
- Conseguir aprovação de um órgão estatal para a venda segura desse remédio.
- Começar a produzir.
- Fazer acordos e negócios com farmácias e revendedoras.

Me parece o bastante para dar uma vantagem temporal respeitável, não acho simples. Pelo menos não no caso de remédios. Sobre filmes, é bem difícil, se tu não ver no cinema, a única versão de qualidade sai só em DVD apenas meses depois, e qualidade de gravação em cinema quase ninguém quer consumir e não afeta realmente quem produz o filme. Modelos de marcas plagiam hoje em dia e nem por isso a Nike, Polo, Channel, Victoria Secret e etc. estão falidas. 

é que não existiriam tais novos remédios se não existissem as pesquisas (que são caríssimas)


Já pontuei por que não acho que isso seria o caso.

A maioria dessas coisas é rápida. A mais demorada é a aprovação estatal, pra você ter uma ideia. E se demora tanto, por que você não defende um tempo de uso exclusivo do autor/inventor, ou então até mesmo um valor justo que outras empresas teriam que pagar em royalties, para garantir que os investimentos da empresa serão recuperados? Seriam alternativas bem melhores do que dizer que não há propriedade intelectual e esperar que empresas aceitem fazer pesquisas em que vão perder milhões pra outras empresas começarem a produzir depois de uns meses.



Gaius escreveu:
Tá certo.
Passo anos investindo milhões pra descobrir alguma coisa pra vir um intervencionismo querer socializar aquilo que eu produzi.

Pelo contrário, a lógica nesse caso é a inversa: o não-intervencionismo é que é equivalente a socializar aquilo que você produziu. Se o Estado não proteger sua propriedade intelectual, qualquer um poderia utilizá-la.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
1- Sua amiga não é libertária, não passa de uma comuna que quer mandar na propriedade dos outros.

2- Não existe roubo de ideias, umas vez que não tem como 'perder' uma ideia, não é escassa. Se alguém usar uma sua ideia você continua tendo-a, a não ser que esqueca. Isso é um crime sem vítima.

Não se pode defender algo que não pode ser atacado.

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Dante1 escreveu:
1- Sua amiga não é libertária, não passa de uma comuna que quer mandar na propriedade dos outros.

2- Não existe roubo de ideias, umas vez que não tem como 'perder' uma ideia, não é escassa. Se alguém usar uma sua ideia você continua tendo-a, a não ser que esqueca. Isso é um crime sem vítima.

Não se pode defender algo que não pode ser atacado.

Então você vai trabalhar para escrever um livro, gastar seu tempo e dinheiro, e eu posso scannear e colocar no meu site de graça e ganhar dinheiro com propagandas de algo que você não me deu permissão de usar? Você está confundindo libertários com anarco-capitalistas (que é o seu caso). São coisas diferentes, apesar de terem pontos em comum.

Ou alguém que for escritor simplesmente não vai poder lucrar com a sua obra (na prática) e vai ter que procurar outros meios de sobrevivência?

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Dante1 escreveu:
1- Sua amiga não é libertária, não passa de uma comuna que quer mandar na propriedade dos outros.

2- Não existe roubo de ideias, umas vez que não tem como 'perder' uma ideia, não é escassa. Se alguém usar uma sua ideia você continua tendo-a, a não ser que esqueca. Isso é um crime sem vítima.

Não se pode defender algo que não pode ser atacado.


- Ideias não são escassas
- Ideias são informações
- Dados virtuais são informações
- Eu posso roubar sua carteira de bitcoin pq bitcoins são apenas dados
- Dados virtuais são informações
- Ideias são informações
- Ideias não são escassas
.
.
.

:sasaki:

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
@Yagi Toshiaki Se você escreve um texto no fórum e eu copio e colo em outro lugar, você perdeu esse texto? Foi tirado de você?

Puta que pariu, informações podem ser copiadas caralho. Não quer dizer que são escassas.

Eu posso tirar uma ideia da tua cabeça e você ficará sem ela? Não.

Não vou xingar sua estupidez por que só estou com um ponto sobrando, mas pelo amor, pensa antes de me quotar. :guei:

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Então se eu roubar seus Bitcoins, não será roubo propriamente dito  :sasaki:

descriptionPropriedade intelectual - Qual sua opinião? EmptyRe: Propriedade intelectual - Qual sua opinião?

more_horiz
Eu vou ficar sem eles? Se for, é roubo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos