Boa @Sam, vamos lá:
Já deixando um ponto inicial, a principal figura é essa aqui:
Isso pq, sobre a cabeça do Hidan estar ativa, foi exatamente um ponto q eu coloquei pro pastor em outro tópico. A cabeça pode gerar o chakra e controlá-lo, de fato. Mas o ponto chave é q o corpo sem cabeça não tem mente pra controlar. Eu passei por cima desse detalhe em minhas primeiras análises, mas ele é relevante.
Agora, partindo pros outros pontos:
Desses aí, alguns acontecimentos eu já tinha colocado fazendo o contra-ponto ao pastor. De fato, mesmo em se tratando de partes decepadas, o chakra permanece, isso é confirmado de forma muito clara pelo exemplo da manifestação do Hagoromo. No entanto, quando se considera algo desse tipo, tem q ser levado em conta tudo. O q quero dizer é q, se é pra considerar como um ninjutsu baseado em chakra, seria inevitavemente um ninjutsu extremamente complexo. Basicamente, o Hidan forçaria o chakra do inimigo a causar danos imitando os sofridos pelo Hidan. Meu ponto é q algo desse nível dificilmente se manteria ativo em um corpo sem mente. Até pq cara, dentre esses exemplos, os jutsus são adaptados ao fato de não ter um cérebro manobrando (aqui me refiro ao Suika e ao Jiongu do Kakuzu). No caso do Hidan, não temos nenhum indicativo disso, já q o normal é pro Hidan estar inteiro né.
O caso do Sasori tbm é interessante, realmente, mas entra tbm naquilo q eu comentei, o jutsu foi adaptado pra mente do Sasori funcionar de alguma forma no cilindro. No caso do Hidan, eu entendo a sua lógica, mas existe uma conjuntura de fatores mais relevantes, na minha visão pro outro lado.
- A imortalidade funciona em um corpo com anatomia análoga, ou seja, a mente é atrelada ao cérebro (isso não vale pro sasori, por exemplo);
- O círculo de sangue no chão não remete à chakra, pelo menos não no mostrado;
- O processo, caso seja considerado um ninjutsu, é extremamente complexo, com manipulação do chakra do inimigo em tempo real, de forma contínua;
- Em toda a obra, trata-se da única técnica q foi vinculada à um ritual religioso, à presença de um ser divino (Jashin). Isso não é prova de nada, obviamente, mas pegando o quebra-cabeças, é mais uma peça.
Então Sam, eu concordo q ele tem chakra, obviamente, e cairia em genjutsus. Se a Hinata for com o JS contra ele, roubará chakra dele, diminuindo sua stamina. A imortalidade mesmo, acho q ninguém aqui discorda q ela não tem a ver com chakra. Não tem uma regeneração por chakra. O Hidan tá vivo ainda, preso na fazenda do clã Nara (segundo fala do Shikamaru). E aí, como fica, afinal ele não se alimenta mais, não recebe mais energia de nehuma fonte?
Enfim, esse é um terreno tortuoso mesmo, existem técnicas q fogem à lógica do universo, como o próprio Edo Tensei. Nesse kinjutsu, a energia é sugada do sacrifício, mas e aí, é infinito mesmo? Pq de uma forma ou de outra se esgotariam as reservas.
Sobre o Databook, é um ponto contrário à minha interpretação. Como falei, vamos montando esse quebra-cabeças com as informações disponíveis, pessoalmente, ainda acho q a balança pende mais pro outro lado.
Já deixando um ponto inicial, a principal figura é essa aqui:
Isso pq, sobre a cabeça do Hidan estar ativa, foi exatamente um ponto q eu coloquei pro pastor em outro tópico. A cabeça pode gerar o chakra e controlá-lo, de fato. Mas o ponto chave é q o corpo sem cabeça não tem mente pra controlar. Eu passei por cima desse detalhe em minhas primeiras análises, mas ele é relevante.
Agora, partindo pros outros pontos:
Sam escreveu:
Há jutsus e jutsus, Kinjutsus são uma classe que causam prejuízos ao usuário ou altamente perigosos, mas todos sem exceção requerem chakra. Cês estão tentando atribuir uma peculiaridade especial sem se basear em nada, nem mesmo uma citação da obra – se assegurando a apenas interpretação. O único atributo do Hidan comprovadamente ser excepcional é a sua imortalidade, devido aos pactos com a Jashin, mais nada, o ritual e compartilhamento de danos é totalmente algo a parte.
Há jutsus que se mostraram ser de manutenção permanente no usuário, o que muita gente aqui classifica como "corpos de chakra" e possuem uma mecânica que possa ser a do jutsu do Hidan: Kakuzu tinha Cinco corações funcionando e expelindo seus jutsus (SIM, ele fazia os selos manuais pra máscaras liberarem) sem a necessidade de estarem diretamente ligados a ele[1], pois seu corpo de chakra propicia isso; Na parte debaixo do CADÁVER de Madara residia uma grande quantidade de chakra suficiente para fazer o Rikudō aparecer[2][3]; Tsunade invocou a Katsuyu apenas com o corpo pela metade[4]; o Corpo Kami da Konan se mantinha ativo por várias horas sem a necessidade da usuária manter-se concentrada[5][6][7] e o mesmo serve para o Suika no Jutsu de Suigetsu.[8]
Desses aí, alguns acontecimentos eu já tinha colocado fazendo o contra-ponto ao pastor. De fato, mesmo em se tratando de partes decepadas, o chakra permanece, isso é confirmado de forma muito clara pelo exemplo da manifestação do Hagoromo. No entanto, quando se considera algo desse tipo, tem q ser levado em conta tudo. O q quero dizer é q, se é pra considerar como um ninjutsu baseado em chakra, seria inevitavemente um ninjutsu extremamente complexo. Basicamente, o Hidan forçaria o chakra do inimigo a causar danos imitando os sofridos pelo Hidan. Meu ponto é q algo desse nível dificilmente se manteria ativo em um corpo sem mente. Até pq cara, dentre esses exemplos, os jutsus são adaptados ao fato de não ter um cérebro manobrando (aqui me refiro ao Suika e ao Jiongu do Kakuzu). No caso do Hidan, não temos nenhum indicativo disso, já q o normal é pro Hidan estar inteiro né.
O próprio Sasori coordenava todo seu arsenal, inclusive jutsus de alto escalão do Satetsu, a partir de um cilindro, sem ter "mente conectada ao corpo"![9][10] O que eu quero dizer é que, como os corpos de chakra, há jutsus que podem se manter ativos por muito tempo de forma inconsciente sem necessidade do user manter concentração. Se restava ainda chakra no corpo do Hidan, mesmo estando desconectado com sua cabeça, o jutsu se mantém e de forma inconsciente. A maestria e talento com ninjutsu pode ser também um indicativo, já que concentrando tão bem chakra pode se fazer um jutsu funcionar por si mesmo, a diferença é ele é se desativaria se ficasse isolado por mais tempo, caso o Kakuzu não ajudasse seu parceiro. Aqui se trata de um cara com nota 5 em ninjutsu, então não é surpresa o Hidan manter o "corpo blindado" mesmo com a capacidade desconectada.Spoiler :
O caso do Sasori tbm é interessante, realmente, mas entra tbm naquilo q eu comentei, o jutsu foi adaptado pra mente do Sasori funcionar de alguma forma no cilindro. No caso do Hidan, eu entendo a sua lógica, mas existe uma conjuntura de fatores mais relevantes, na minha visão pro outro lado.
- A imortalidade funciona em um corpo com anatomia análoga, ou seja, a mente é atrelada ao cérebro (isso não vale pro sasori, por exemplo);
- O círculo de sangue no chão não remete à chakra, pelo menos não no mostrado;
- O processo, caso seja considerado um ninjutsu, é extremamente complexo, com manipulação do chakra do inimigo em tempo real, de forma contínua;
- Em toda a obra, trata-se da única técnica q foi vinculada à um ritual religioso, à presença de um ser divino (Jashin). Isso não é prova de nada, obviamente, mas pegando o quebra-cabeças, é mais uma peça.
Tudo isso, aliado a classificação ninjutsu para o e nota 5 no DB, remove qualquer possibilidade da técnica dele ser efeito de encantamento e independente de chakra. Portanto não, Hidan não usa Chi ou qualquer energia diferente de chakra, assim o Jūken e genjutsus, por exemplo, continuam funcionando. Aliás, eu não entendo pq tentam criar essas lendas dentro de um verse onde tudo é por chakra, não existe absolutamente nenhum personagem que quebre essas regras. Isento de chakra somente mesmo o Rock Lee, por motivos que já sabemos.[/justify]
Então Sam, eu concordo q ele tem chakra, obviamente, e cairia em genjutsus. Se a Hinata for com o JS contra ele, roubará chakra dele, diminuindo sua stamina. A imortalidade mesmo, acho q ninguém aqui discorda q ela não tem a ver com chakra. Não tem uma regeneração por chakra. O Hidan tá vivo ainda, preso na fazenda do clã Nara (segundo fala do Shikamaru). E aí, como fica, afinal ele não se alimenta mais, não recebe mais energia de nehuma fonte?
Enfim, esse é um terreno tortuoso mesmo, existem técnicas q fogem à lógica do universo, como o próprio Edo Tensei. Nesse kinjutsu, a energia é sugada do sacrifício, mas e aí, é infinito mesmo? Pq de uma forma ou de outra se esgotariam as reservas.
Sobre o Databook, é um ponto contrário à minha interpretação. Como falei, vamos montando esse quebra-cabeças com as informações disponíveis, pessoalmente, ainda acho q a balança pende mais pro outro lado.