A diferença, mesmo da mais pífia contenção vinda de Jiren, se tratando de um powerscalling decente, já seria capaz de obliterar o Kame. Claro, se isso fosse sério. Mas, como não é, então o resultado entregue é esse chorume aí.
Porra, me lembro que o Kame falou pro Tenshinhan, lá nos Budokai da vida, que já não conseguiria segurar o tranco contra os guerreiros Z mais novos – isso no Dragon Ball clássico. No anime tem uma desculpa furada de que ele deu uma treinada, mas sinceramente, Kame, apesar de ser um gênio das artes marciais (dentro do limite humano), demorou 50 anos para aperfeiçoar o Kamehameha. Supondo que ele tenha começado a treinar no início do Super, até o Torneio do Poder, a diferença de poder, analisando o histórico do mesmo e seus limites como humano, e pela sua idade, não deveria passar, no máximo, do Goku do fim do clássico/início do Z. Repetindo, no máximo.
Apesar de não dar pra engolir Kame ter eliminado Ganos e ter algumas situações contra Frost no anime, lá, ao menos, ele consegue umas performances mais aceitáveis, ainda mais lidando com alguns personagens que, além de restolhos, não tiveram o nível de poder explanado, como a personagem que ele venceu na base daquela sua técnica ilusória. Jiren no início do ToP (mangá) já tava eliminando uma galera só no trote. Usando o anime como parâmetro, quando nota que o poder utilizado não é suficiente para vencer o seu oponente, ele aumenta o seu poder de luta. No mangá, o Kame brinca com o Cinzento. Esquivas, atletismo, etc – o cara desvia de um soco frontal do Jiren.
Toyotaro, em uma entrevista, cita que o mangá não precisa ter muito sentido, mas que divirta o leitor. De hipócrita não dá pra chamá-lo, afinal, ele tá cumprindo com seus dizeres, entregando um material sem sentido – todavia, nem um pouco divertido (diverte um ou outro aí, mas geral tá caindo em cima). Eu li uma tradução provisória que dizia que um dos motivos principais da derrota do Kame foi a perca de fôlego/queda na estamina. Se isso for verdadeiro, só fará com que o mal cheiro do caldinho do lixo se espalhe mais. A saga no anime foi ruim, mas o mangá se supera em sua má qualidade a cada capítulo que se passa.