Heimdall escreveu: Possível é, mas improvável.
O Uzumaki original na linhagem do Sasori seria no mínimo o seu avô, marido da Chiyo. Pegando as idades, ele teria saído da vila do redemoinho bem antes da época de destruição durante a segunda guerra ninja. Entende-se q por volta dessa época (segunda guerra) q a família do Nagato e a mãe da karin saíram da vila. Nesse cenário, considerando o período em q a vila do redemoinho era consolidada, os uzumakis tinham forte ligação com os Senjus, e por consequência, Konoha. Não é provável q alguém do clã tenha se colocado em uma das famílias proeminentes de Suna, sendo q à época, entende-se q Suna e Konoha ainda não eram aliadas.
Konoha e Suna já podiam ter alguma espécie de aliança ou tratado, mesmo que fosse algo instável. Mas eu acho que isso não podia ter muito a ver, os Uzumakis se espalharam pra todo canto do mundo, não pensaram em ir apenas pra Konoha. Na verdade no mostrado a única que foi para Konoha na época foi a Kushina, não mostrou mais nenhum outro membro do clã criando raízes por lá.
Acredito que tinha como uma pessoa conseguir morar em uma outra vila, dado que o Naruto e o Sasuke crianças eram órfãos e moravam sozinho eu acho que essas questões civis em Naruto deve ser bem mais simples do que é na vida real.
Na segunda guerra mundial tinha gente que fugia do exercito e ia para outro país, acredito que aqui a situação foi semelhante.
A Chiyo era avó materna ou paterna dele? De qualquer forma, eu acho que a linhagem Uzumaki dele viria do pai que tinha cabelo vermelho assim como ele.