Apollo escreveu: Não é trollagem. Agronegócio da mesma forma que evolui suas tecnologias e combate a fome destrói tudo que toca(literalmente) por um capitalismo cego. Mesmo eu sendo liberal econômico não posso concordar com isso, pois o conceito de evolução nessa área é antroposferico o mesmo que destruição para a biosfera. E claro que o capitalismo sempre vai ser um inimigo da natureza, mas acredito na tecnologia pró sustentabilidade e creio na ideia de fazendas flutuantes(sabem aqueles filmes futuristas com edificios no ceu em superficie plana?)
Não estou dizendo que sua posição é troll. O jeito que você respondeu da outra vez foi troll, um exagero...
Mas respondendo a essa questão, as terras usadas pra agricultura já são usadas há muito tempo, não é como se algo fosse desmatado pra se plantar. O único problema ambiental que você poderia citar seria o fato de manter as plantações ao invés de replantar florestas no local, mas seria impossível fazer isso sem causar uma fome generalizada no mundo, e absolutamente ninguém defende algo tão extremo. Desde que as terras sejam bem aproveitadas e se tome os devidos cuidados para conter danos ambientais (como a erosão), os danos causados ao meio ambiente serão estáveis e não irão causar mais novos problemas.
Eu entendo que você ache que precisaria desenvolver novas tecnologias sustentáveis, mas você tem que entender que há 7 bilhões de pessoas. Não temos dinheiro suficiente pra produzir fazendas flutuantes suficientes para alimentar tanta gente e "reflorestar todo o resto" como você deseja. Se isso fosse feito, a comida sairia tão cara que a grande maioria do povo morreria de fome ou simplesmente não teria comida suficiente.
É necessário produzir alimentos para todas as pessoas. Parar de usar transgênicos, fertilizantes e defensivos (ou até de plantar onde já há plantações, como você disse) e deixar as pessoas morrendo de fome não é uma opção, e eu considero isso um ambientalismo hipócrita.
Enfim, em minha opinião lhe falta conhecimento teórico e prático sobre o funcionamento do agronegócio, e por isso você tem essa opinião e acha que é possível fazer do seu jeito =/