Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionO amor. EmptyO amor.

more_horiz
Então, eu tenho um projeto engavetado sobre sentimentos; Um livro de pesquisa. E pra isso ir mais a frente, preciso da opinião de vocês

- Qual a sensação de amor para vocês?
- O que é o amor para vocês?

Respondam essas duas perguntinhas, me ajudarão muito. 

:QQ:

descriptionO amor. EmptyRe: O amor.

more_horiz
Qual é a sensação de amor para vocês?

Para mim, é uma sensação bem legal de prazer. É como se eu gostasse muito, muito do que eu amo e quisesse que esse estivesse sempre protegido, cuidado e bem.

O que é o amor para vocês?

Pra mim, é simplesmente se importar e gostar de maneira verdadeiramente profunda de algo ou alguém.

Espero ter conseguido te ajudar em alguma coisa. Boa noite.

more_horiz
1) pode ser uma sensação boa, quando se tem a pessoa amada por perto. Lembra um calor, ou como se tudo fluísse com perfeição. Mas pode ser uma
merda caso não seja um amor compreendido ou recíproco, talvez como uma solidão interior, ou como se estivéssemos em um casulo.

2) um nível acima do que teríamos em uma amizade. Gostamos de ficar ainda mais tempo com as pessoas que amamos, mantendo relações
mais íntimas. Seria um sentimento profundo, provavelmente o mais.

Amar é diferente de se apaixonar, só ressaltando.

more_horiz
Quero tornar essa discussão saudável — A nível filosófico — Então, vai um questionamento intra-pessoal

Se a necessidade de estar próximo é o que define a relação de amor, a vontade de estar junto; Então esse amor perpetua interesses? 
Vejamos um exemplo muito interessante e façam o comparativo com a gente.

Deus nos ama, podemos tomar nossas ações próprias e não amá-lo; Porém como um dos mandamentos é amar deus e somente a ele. Então, essa relação de amor necessitada como algo recíproco não seria um amor de interesse?
Não é provocar discussão sobre religião ou como deus ama, mas é um exemplo sólido. 

Não sei se já leram o Banquete (Estou lendo) e definimos a felicidade como bem último, o amor pode ser retratado como igual ao bem último, contudo; Se lhe machuca, porque descartarmos o amor? 
Entenderam a lógica do que eu quero dizer? Se amamos pela necessidade de receber algo em troca, mesmo que subjetivamente e de boa índole; Isso não seria um amor com regras? 
Apaixonar é querer estar perto, então qual a diferença de amar para apaixonar-se?

Ps: O meu propósito com o meu livro e o tópico não é colocar o amor como uma razão acima das coisas; mas entender os fundamentos e os tipos.

more_horiz
Existem diversas ideias teorizadas por filósofos sobre o conceito de amor. Platão, por exemplo, diz que amor é o desejo daquilo que geralmente não se tem, ou está em busca de obtê-lo. O anseio resulta em amor. Você ama aquilo que deseja; na intensidade em que deseja; você ama aquele que deseja; ama enquanto deseja... Desejo é a energia que semeamos para conquistar aquilo que nos faz falta: você ama o que deseja, e deseja o que não tem. Quando você obtém o que deseja, logo, obtém o que ama; e o que ama e deseja, já não é mais tão amável e desejável. Amor é dissenso. Amor Eros.

Aristóteles promove a ideia de amor vinculado a alegria — como causa e efeito — repleto de reciprocidade. O amor só é amor quando simultâneo com a alegria sua e de seu amado. Alegria é subjetivo, então a ideia de amor Filos é autoexplicativa — e pessoal.

Devido a complexidade e ausência de um veredito, são diversas as interpretações, abrindo lacunas para as teorias. Você pode amar uma mesma pessoa de diversas maneiras diferentes.

more_horiz
Preferi as ideias de Aristóteles, o Platão por mim está redondamente errado, pois o amor permanece mesmo quando o que foi desejado é obtido.

more_horiz
É o fogo

more_horiz
Difícil descrever fenômenos químicos e a ação de neurotransmissores no corpo. Quem sabe um dia se eu ingressar em Química e Biologia volte para responder esse tópico?

more_horiz
1) Seja lá qual for eu nunca senti, mas acho que deve ser parecida com um bem-estar muito intenso do tipo ir a igreja ou descansar depois de um longo trabalho, mas isso acontecendo quando se está ao redor da pessoa amada, deve ser mais ou menos assim.

2) Amor naturalmente possui interesse, é a natureza da coisa na minha opinião. Pra mim é a vontade de estar perto/cuidar/fazer o bem ao outro, seja buscando algo em troca ou não, mas o que diferencia das segundas intenções é a pureza do sentimento, a autenticidade.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos