Não da para mensurar o nível de participação da Sakura dentro dessa geração, que é algo que tende a limitar o envolvimento dos antigos personagens, mas uma coisa é fato: Toda a representação da Sakura como a melhor Iryō-nin da atualidade está muito bem consolidada no mangá!
Vejo que algumas pessoas questionam a substituição da Sakura pelo Katasuke, em razão do desenvolvimento tecnológico, mas algo que não sustenta essa apreensão é a própria singularidade profissional de cada indivíduo. Embora a atuação da Sakura e Katasuke compartilhem pontos em comum, como o conhecimento anatômico, ambos chars possuem especializações distintas, enquanto uma procura dar enfoque nas suas competências como médica o outro exerce a ofício como cientista. E foi nesse sentido que o último capítulo do mangá caminhou; Kawaki por ter um composto anatômico provido das nanotecnologia, cabe a participação até ali insubstituível do Katasuke, mas não que necessariamente sobreponha a importância de um Iryō-nin. Afinal desenvolvimento de antídotos, tratamento de feridas entre outras coisas cabe a um médico [ No caso aqui a Sakura] assumir para si.
Pertinente ao assunto, algo que foi passado despercebido no último capítulo é que o Katasuke afirmou que a análise sobre o corpo do Kawaki foi uma ação conjunta com outras pessoas, oque abre margens para interpretar que a Sakura esteve sim envolvida nos bastidores, ao julgar que Kawaki aparentemente se encontrava dentro do hospital de Konoha → [1] De qualquer forma é como eu comentei, é tudo uma questão de área, assim como a Sakura não apareceu explicando sobre o Kawaki, não foi o Katasuke, mas sim a Sakura que trabalhou revertendo o quadro critico das vitimas do Nue, primeira temporada do animê!
E eu sou otimista quanto uma futura valorização da Sakura nessa geração: O animê sempre procura evidenciar a kunoichi com uma carreira ativa [1] [2] [3] [4] Tivemos todo o pioneirismo com a Sakura sendo a primeira personagem da antiga geração a protagonizar uma das melhores batalhas em 'Boruto'; a personagem foi listada com uma técnica inédita, em seu infobook. Caso ocorra alguma missão de reconhecimento que envolva um grande inimigo, acredito sim que a Sakura será um boa cogitação, o próprio sistema shinobi que inclui um Iryō-nin dentro de um esquadrão acaba beneficiando a personagem, foi assim em The Last e por que não agora?