Não acho a luta subestimada. Pelo contrário, ela é muito boa, pois além de ser bem detalhada, envolve aspectos emocionais, história dos personagens, ações coerentes.
Todo mundo sabe que para a LUTA EM SI, o pilar dela foi a Chiyo, que além de conhecer as habilidades do Sasori, tinha experiência e condições de suportar o poder de fogo do Akatsuki. A função de destaque da Sakura foi justamente o antídoto que ela desenvolveu e ter usado de sua força física quando a Chiyo perdeu as marionetes.
Mas o fato é, Chiyo sem a Sakura duraria MUITO mais na batalha ou ofereceria muito mais perigo que a Sakura sem a Chiyo. Mas o final já sabemos, além de ambas terem sido necessárias para o desfecho da luta, Sasori ainda deixou ser morto no golpe final.
Não acho tão absurdo assim o desfecho não, outros Akatsukis também foram derrotados por personagens inferiores a eles.
Sasori : Kage Médio
Chiyo : Kage Baixo
Sakura (da época) : Jounnin Médio
Porém, o antídoto + conhecimento permitiu que as coisas se equilibrassem mais.
Kakuzu : Kage Baixo~Médio (tenho minhas dúvidas)
Kakashi Sharingan nível 3 : Jounnin Alto
Ino e Chouji (época) : Jounnin Médio
Naruto (época) : Jounnin Alto~Elite
Essa luta é meio difícil de analisar da mesma forma, pois ocorreu em momentos diferentes. Kakashi, Ino e Chouji enfraqueceram o Kakuzu, mas quem derrotou foi o Naruto, sendo ambos em momentos distintos. Mas assim como no caso do Sasori, foi derrotado por shinobis inferiores.
Hidan : Jounnin de Elite
Shikamaru : Jounnin Médio
Porém, com conhecimento das habilidades do Hidan e uma armadilha prévia, também conseguiu derrotá-lo.
Deidara : Kage Médio
Sasuke (Hebi s/Kirin) : Kage Baixo
Porém, Sasuke tem um estilo de luta que o favorece em uma luta contra o Deidara. Isso somado ao fato do C3 não ter sido utilizado e do Deidara ter surtado no final da batalha, deu vitória ao Sasuke.
Itachi doente : Kage Médio (próximo a Kage Alto)
Sasuke (Hebi c/Kirin + absorção do Orochi) : Kage Médio (próximo a Kage Baixo)
Porém, com conhecimento das habilidades do Itachi, somado a não intenção do Itachi em matá-lo (o próprio Obito evidenciou isso) e a doença do Itachi, Sasuke acabou vencendo.
Pain : Kage Alto (God alto para mim)
Naruto SM (com Kyuubi 6~8 caudas) +Sapolândia : Kage Médio
Porém, considerando o conhecimento que o Naruto possuía, as condições do Nagato já nerfado quando a batalha começou e o fato do Pain PRECISAR capturar o Naruto vivo, não podendo usar seu poder máximo, fez com que Naruto tivesse condições de vencer a batalha.
O contexto faz TODA a diferença. Alias, tirando o Kisame e a Konan, todos os Akatsukis foram mortos por shinobis inferiores.