Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Nunca vi discutirem sobre esse tema, mas mesmo assim quero saber a opinião de vocês sobre pessoas com retardo mental de nível grave/profundo ou que não tem a mínima condição de viver como um "humano", tendo que ser eternamente dependentes dando imenso trabalho a vida inteira sem ter cura. Como nesse vídeos:





Talvez minha opinião seja pesada na visão de vocês, por mim, os pais ou responsáveis deveriam ter o direito de dar um fim na vida desses indivíduos, é justo para uma mãe ter que cuidar disso a vida inteira como se fosse um bebê recém nascido? Não estou generalizando, que qualquer pessoa com qualquer deficiência ou retardo, mas apenas esses extremos e sem cura mesmo.

Dissertem.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Ninguém tem direito de decidir por tirar a vida de outra pessoa por mero capricho. Não importa a condição da criança, os pais devem arcar com a responsabilidade, ou então o Estado/organizações não-governamentais (mantidas por doações) devem cuidar da mesma, caso os pais não desejem. Querer matar uma criança (ou adulto) apenas porque não pode tomar decisões por si próprios ou porque causa transtornos aos familiares não é ético.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Acho que elas me mostram o que é realmente ter uma vida difícil. Lamentável. Mas ainda acredito que ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Não se pode decidir algo assim pelos outros, mesmo que eles não possam decidir por si próprios.

Zeno escreveu:
é justo para uma mãe ter que cuidar disso a vida inteira como se fosse um bebê recém nascido?



Não sei bem. Acho que sim. Até porque a pessoa deficiente em questão nem mesmo fez alguma exigência para ser gerado, e foi apenas por culpa de outro.

Mas isso é só meu ponto de vista. Boa noite.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Cara, esse tópico me chamou a atenção assim que li o título.

Eu sou contra um direito desses. Por mais que seja uma vida miserável em algum sentido e atrase o andamento da vida dos responsáveis em algum espectro, ainda é uma vida. Uma prima minha, quando diagnosticada com paralisia infantil ainda bebê, não tinha grandes chances de ultrapassar os 18 anos segundo os médicos. Felizmente, minha tia-vó teve garra para criá-la e hoje ela tem mais de 40 anos, mesmo numa época em que era difícil conseguir um atendimento necessário. Contando também que a situação financeira nunca foi abastada, mas inverso disso. É sim totalmente dependente, seja para se alimentar, locomover e sem habilidade alguma de comunicação. Eu tenho convicção que nunca gerou um arrependimento em quem ajudou a cuidar e criar, muito pelo contrário, é uma situação que exige acima de tudo muito afeto e amor. Se assim não fosse, seria negligencia da responsabilidade de mãe/pai, deve ser igual ao caso onde não há tais empecilhos (da deficiência). É uma questão de ética.

Esse tipo de questão sempre me atinge como uma faca, porque meu irmão tem Esclerose e Tuberosa, o que causou vários tumores benignos em diversos órgãos do corpo, inclusive o cérebro. Tivemos a sorte do diagnostico ter sido feito cedo, e a medicação e terapia fez com que meu irmão tenha condições de socializar normalmente, mesmo que a gente saiba que ele nunca vai ser autossuficiente intelectualmente. Eu entendo que não é em casos desse que você comentou, mas eu acredito que, se houvesse uma frustração grande o suficiente, pra que minha mãe ou meu pai sentissem que ele não valia a pena, e negligenciassem os papéis deles na vida do meu irmão, o diagnóstico poderia ter sido revertido numa decisão para o aborto (exemplo). Eu sei que isso não foi citado e não é o foco do tópico, mas na minha visão, implica nessa mesma questão, porque não havia nenhuma certeza se a má geração do meu irmão seria branda, ao contrário.

E devo ressaltar um ponto do Lipert; As políticas do Estado para com essas questões deveriam ser mais visadas que um bolsa vagabundo da vida, que não resolve porra nenhuma e ainda tem muito espertinho se aproveitando das falhas de cadastro. Eu sei que em grandes cidades, o apoio de Ongs e projetos do estado atingem a população que precisa desse auxílio para lidar com pessoas com deficiências mais severas, mas isso não é realidade pra nação toda. Mas enfim, isso é uma falha de todo o sistema de saúde.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Eu acho triste, porque, em casos extremos (onde a dependência é total) qual vai ser a felicidade dele? Viver como um prisioneiro do próprio corpo e mente? Saber que ele não vai poder viver a essência da vida que é a mutabilidade? 
Eu vejo que todas as esferas sociais não tem o direito de tirar a vida de ninguém, mas que é um peso, é. Mesmo que amando o indivíduo, entrando em uma perspectiva filosófica; É egoísmo querer que a pessoa viva pelo amor que um outro indivíduo a tem sob a mesma. 

Sei que não pode comparar, mas se eu estivesse em uma situação assim, eu preferiria a morte. Acho que a dependência e solidão é as coisas mais terríveis que podem existir :/

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Toda vez que falam de eutanásia nessas pessoas, eu imagino qual a extensão exata da consciência dessas pessoas, na capacidade de sentir, de estar ciente de sua própria existência etc. Como não é possível medir isso, é antiético ser a favor dessa eutanásia, pois na dúvida em como agir nessas situações, o certo é sempre agir pro lado que o risco de casualidades seja menor.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Eu entendo a dor dos pais de uma pessoa assim,não se trata de irresponsabilidade ou fardo familiar mas sim de querer o melhor pra eles,não tem o porque de lutar pra sobreviver e permanecer em cima de uma cama pelo resto da vida,ainda mais para pessoas de extrema pobreza que as vezes nem devem ter condições de pagar tratamentos e remédios para diminuir suas dores.
Pode parecer duro mas eles não tem futuro.

Eu sou à favor de deixar eles irem.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Consigo apoiar a eutanásia nesse caso. Acho que usei a palavra técnica errada, mas to com pressa e todo mundo entendeu.
E não me orgulho disso, acho algo nojento de minha parte.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Math escreveu:
Eu acho triste, porque, em casos extremos (onde a dependência é total) qual vai ser a felicidade dele? Viver como um prisioneiro do próprio corpo e mente? Saber que ele não vai poder viver a essência da vida que é a mutabilidade? 
Eu vejo que todas as esferas sociais não tem o direito de tirar a vida de ninguém, mas que é um peso, é. Mesmo que amando o indivíduo, entrando em uma perspectiva filosófica; É egoísmo querer que a pessoa viva pelo amor que um outro indivíduo a tem sob a mesma. 

Sei que não pode comparar, mas se eu estivesse em uma situação assim, eu preferiria a morte. Acho que a dependência e solidão é as coisas mais terríveis que podem existir :/


A sua convicção e percepção para chegar nessa conclusão se baseia na sua vivência, justamente, na forma como você vive a própria experiência de viver. É complicado falar de felicidade ou da forma como outrem encara sua realidade, numa situação em que, não só os parâmetros, mas a consciência como um todo mudam. Se uma doença mental ou física reversiva já é suficiente para alterar sua experiência como indivíduo, alguém que nasce ou desenvolve um transtorno que levará pra vida, não necessariamente prefere morrer, mas se em algum momento pensa dessa forma, é porque condicionado a isso foi, mas por fatores externos. Por instinto, ao contrário, busca a vida.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Olha, acho que depende muito da sua visão de vida.

Acredito que deve ser muito ruim para seus pais terem que conviver com seus filhos que nunca vão ter uma vida normal e nunca vão poder socializar/trabalhar como qualquer pessoa. Mas eu acho que a chance de viver não deve ser desperdiçada e a possível relação entre o grupo não deveria ser diminuído por essa questão, sem falar que não acho que a vida daquele ser deveria simplesmente descartada por que ele não é igual aos outros. Mas reconheço que não é uma questão simples ainda mais considerando o fator vida/tempo.

O mundo é muito complicado em várias situações, essa questão é um exemplo. Não tenho uma opinião formada sobre o assunto.

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Todo mundo está preso no próprio corpo e na própria consciência, a diferença é que nós podemos agir e tomar atitudes por conta própria, a liberdade pra essas pessoas é o simples ato de poder estar vivo.

Só os pais podem responder como é amar e dar o direito de viver a quem sofre com essas deficiências. Eles não querem morrer; Não estão pedindo pra morrer, nem sabem que o que e ser são ou não, não quer dizer que estão sofrendo.

É claro que existem questões politicas nisso, uma família muito pobre com certeza não vai ter dinheiro pra bancar cadeira de rodas, tratamento, remédios e fins. Isto deveria ser abastecido pelo Estado, sem exceções.

Vou deixar vocês com uma conclusão que tenho sobre o assunto:

Quando você vê alguém com problemas mentais, se imagina no lugar dela, preso dentro de um mundo limitado, por isso imagina que ela está sofrendo, mas isso não é o que esse alguém realmente sente. Esta pessoa não sabe como é ser saudável mentalmente.

O mesmo vale para quando veem os pais dela e pensam como estão sofrendo com as dificuldades para criá-la. É claro que estão sobrecarregados, mas você NÃO SABE os sentimentos que eles tem por esta pessoa.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
eu msm tenho um amigo assim, o falecido @nyan

so respeito pq ele sofre muito nessa sociedade ta ligado

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Mesmo me baseando no princípio espírita, de qualquer ponto de vista possível exercitar o amor incondicional em relação a uma pessoa que não pode te dar nada em troca é positivo para a mente e para o espírito. Uma pessoa que deseja matar outra por ser um peso está fugindo de uma importante lição de vida e de moral, o que é negativo apenas para ela mesma. Pode trazer dor, mas se você encarar esse dor e pensar apenas no amor incondicional, geralmente de uma mãe, em relação à pessoa deficiente, o sacrifício que faz por essa pessoa te fará feliz. Isso é científico. Sacrifício pelo próximo é uma das três coisas que, segundo a neurologia, trazem felicidade real. As outras duas são aprendizagem, algo que cuidar de uma pessoa deficiente também pode trazer, e ultrapassar os próprios limites, o que acontece todos os dias na vida de um cuidador. Assim, pensando segundo a neurologia, cuidar de uma criança ou adulto deficiente psicologicamente é como ter a receita para a felicidade bem nas suas mãos, mas a receita está escrita numa pedra tão pesada que você deseja largá-la antes de ler. É um desperdício. Quanto para a pessoa deficiente, geralmente se pensa que seria uma caridade para com ela deixá-la morrer. Porém discordo de dois pontos de vista. Primeiro, acredito que qualquer pessoa que seja devidamente amada será feliz independentemente das circunstâncias. Tente fazer essa pessoa ultrapassar seus limites. Veja o que consegue ensinar a ela na situação em que está. Permita-a passar por novas experiências. Dedique-se a fazê-la feliz e assim ela será.

De outro ponto de vista, o espiritual, nascer numa condição tão severa é extremamente essencial para vários espíritos, especialmente os menos evoluídos, que passam por esse processo para compensar para si mesmos (apagar a culpa) grandes pecados que cometeram antes ou então para acalmarem seus espíritos caso estejam fora de seus sentidos, algo geralmente causado quando se comete suicídio (pois o seu tão esperado "descanso" é nada menos do que um período torturante, enquanto você se vê ainda com energia vital para ser drenada num corpo que você mesmo destruiu, causando dano as espírito. O desespero por não poder morrer apesar da dor enlouquece muitos). Também é essencial para os espíritos muito evoluídos que desejam terminar sua evolução terrestre para que não precisem mais encarnar. Então, diferentemente do que se acredita, acabar com a vida de uma pessoa em sofrimento é, na verdade, mais prejudicial a ela do que mantê-la viva. Pois há processos pelos quais todos nós precisamos passar em alguma vida, e interromper esse processo apenas faz com que a pessoa precise repetí-lo novamente. Porém, pode valer a pena matar uma pessoa em sofrimento que realmente está prestes a morrer, pois ela não terá muita energia vital para queimar e provavelmente não vai ficar devendo muito só por ter sido livrada de alguns momentos de dor e sofrimento.

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
imagino que deva ser bem doloroso, se viver 100% já é entediante

descriptionO que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo? EmptyRe: O que pensam sobre pessoas com grandes deficiências e retardo mental profundo?

more_horiz
Na minha opinião nesses casos extremos a melhor solução é a eutanásia ....
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos