Irei comentar nessa comparação por quê gosto de ambos.
Vou desconsiderar a distância risível de 5 metros para dar luta, isso é OHKO contra Hyūgas.
A técnica mais difícil do Sarutobi para a Hyūga lidar seria o Kage Bunshin, embora não imagine que possua chakra o bastante nível de um Tajū, mas quatro clones lhe seria verossímil. Ele com conhecimento sem dúvidas tentaria dividir o chakra igualmente para confundir a distinção do Byakugan entre clones x original, e isso lhe concederia tempo para analisar melhor as técnicas da Hinata, já que não creio que na obra ambos saibam 100% dos skills um do outro.
O que tenho dúvidas é se Konohamaru possui poder ofensivo para finalizar a Hinata! O Rasengan, apesar de
ninjutsu, é totalmente absorvível pelo Jūhō Sōshiken. O jutsu do Yondaime nada mais é que
chakra puro em rotação, compressão e poder — três características que lhe dão tal classificação de nin, mas o tipo de chakra é
inalterado. Por isso que o JS pode absorver o chakra da esfera e até do Konohamaru no processo. E mesmo usando o suporte dos quatro clones para atacá-la de todos os lados, estes seriam subjugados no Taijutsu, o Byakugan concede visão ~360º graus e reflexos que, adicionado ao Hakke Kūshō, torna-a apta de afasta-los e derrota-los.
Katon em geral é o elemento mais lento e com menos praticidade. Há um timing para o user moldar chakra no estômago, converter em chamas e disparar – isso sem contar quando o jutsu requer selos. Dōjutsu’s podem antecipar facilmente isso visualizando o Sistema de Chakra, por isso que a Hinata poderia reagir com um Kūshō, técnica muito mais veloz e invisível, no momento em que o Sarutobi estivesse fazendo os selos. Ele cairia antes de concluir sua técnica. No outro cenário em que não antecipa, vejo-a também desviando de todos eles, pois as chamas são bem pequenas e percorrem em direção ao adversário vagarosamente. Claro que não estou me referindo a katon dos tops, mas sim os do Konohamaru – mostrados no mangá e anime Boruto.
Sobre o Kage Mane, sou cético quando a efetivação do jutsu usado por alguém de outro Clã e ainda mais de forma artificial. Mesmo considerando que seja tão perigoso quando o de um Nara (não é), o Kote possuo limites, se o Sarutobi errar não terá mais esse recurso. Além de não ter nem 10% da inteligência do Shikamaru para criar armadilhas e encurralar o oponente, duvido muito que faça alguma diferença. Fora o fato de Hyūga serem capazes de expelir chakra pelos Tenketsus. Hinata sendo Mestre do Jūken dominou isso, então, mesmo sofrendo a supressão das sombras poderia liberar chakra por todo o corpo e se libertar. Por último, uso dessa técnica com clones deixariam-na enfraquecida, então não há a menor chance dele pegá-la paralisada já que dessa forma seria ainda mais fácil a libertação.
Nisso o Sarutobi já gastou muito chakra. Ele não me parece ter uma reserva suficiente para aguentar uma luta longa, já Hinata têm um chakra especial. Ela pode pegá-lo desgastado com o Rokujūyon Shō, lê-se 64 Palmas, e finalizar o combate. Sinceramente, do que eu li do mangá Boruto, achei que o Konohamaru deixou um pouco a desejar, até mais do que as Kunoichis. A Hyuuga possui mais chances.
Hinata 7/10