Esse modo sempre me gerou bastante dúvida, principalmente pelo q parecem ser caudas na parte de trás:
Porém, toda a lógica do mangá indica que o Ashura não foi Jinchuuriki, o motivo mais óbvio sendo q ia diretamente contra o q o pai dele queria. Se Hagoromo desejasse q o chakra do Juubi continuasse preso, poderia ter separado em 2 e dado uma metade a cada filho. Ele não quis fazer isso, pois imaginou um futuro melhor para elas, vivendo soltas no mundo do Ninshu. Questões de cronologia tbm podem afetar aqui, mas o mangá não tranca a possibilidade dele ter sido Jin (cronologicamente). O anime tranca, por lá fica claro q a principal batalha ocorreu antes da criação das Bijuus. Mas é fíler, tanto q deram o Shinsuusenju pro Ashura tbm...
Agora, sobre como ele fez esse modo, deve seguir mais ou menos a mesma mecânica q o Susanoo. Avatares de chakra puro materializado são raros, mas considerando quem era o pai do Ashura, é bem plausível q só seu chakra natural (provavelmente somando um SM tbm), seria capaz de criar um avatar. E o fato de lutar contra algo do tamanho do Tengu pode ter empurrado ele na direção de desenvolver essa técnica, pra equilibrar a escala do combate.
Sobre a estética, pode ser q ele tenha ouvido histórias do Juubi pelo Hagoromo, e se inspirou em um monstro de caudas pra criar seu avatar.