Estou estudando a História de Hitler e da Alemanha Nazista e fiquei impressionado ao constatar que a trajetória de Hitler e do partido nazista é igual a de Bolsonaro e de seus apoiadores. Hitler e seu partido era movido pelo ódio e desprezo aos judeus, negros, ciganos, homossexuais e esquerdistas. Hitler usava este discurso de ódio e racismo para jogar o povo alemão contra os judeus; a propaganda do partido nazista era direcionada a criar e inventar mentiras contra os judeus com o objetivo de convencer a opinião pública a demonizar os judeus e considerá-los os culpados pela crise da Alemanha.
É incrível como o discurso de ódio de Bolsonaro é igual ao de Hitler, é incrível como as táticas de Bolsonaro são iguais as de Hitler. Bolsonaro está seguindo e trilhando o mesmo caminho que Hitler e o partido nazista. As atitudes e ações dos apoiadores de Bolsonaro são idênticas as dos integrantes do partido nazista. Os apoiadores de Hitler saiam pelas ruas espancando, assassinado judeus, destruindo suas casas e lojas e chamando-os de inimigos do povo alemão, dizendo que eles eram os culpados pela crise e desgraça da Alemanha. É o que tá acontecendo agora no Brasil, pois já tivemos o caso do eleitor de Bolsonaro que matou um homem que era eleitor de Haddad, e hoje tivemos o caso de vários apoiadores de Bolsonaro que saíram em carreata nas ruas oferecendo capim aos nordestinos e chamando os nordestinos de 'burros" e "jumentos" porque Bolsonaro perdeu no Nordeste. A história está se repetindo bem na frente de nossas caras e a maioria não percebe isso. Estamos repetindo no Brasil de 2018 a Alemanha de 1930. A que ponto chegamos? É lamentável, triste e preocupante repetir um passado tão terrível e maléfico.
Essa semelhança não é mera coincidência, mas é real. Corremos o grande risco de ter no Brasil um presidente fascista, assim como a Alemanha teve o seu. E o final desse filme todos já conhecem: milhões de crianças, mulheres e idosos assassinados em campos de extermínio. Torço bastante para que o Brasil não passe pelo mesmo que a Alemanha passou de 1930 a 1945.
É preocupante ver que o monstro do fascismo está entre nós encarnado na pessoa de Bolsonaro, ganhando terreno e se fortalecendo a cada dia. É muito triste e decepcionante ver pessoas aplaudindo ele, principalmente jovens.
Como disse o poeta: "A cadela do fascismo está sempre no cio."