Há muuuito tempo atrás, quando eu era bem mais leigo quanto a mangás, eu babava ovo demais pras artes gráficas de Berserk. Até achava que Berserk era o mangá mais bem desenhado de todos, e que essas artes gráficas justificavam os enormes (quase intermináveis) hiatos pelo qual esse mangá passa.
Eu não estava de todo errado, afinal Berserk é um mangá muito bem feito, com um desenho excelente.
Mas de uns tempos pra cá, após conhecer outros mangás - inclusive esse que ilustra meu avatar e assinatura (Innocent) - perdi muito do encanto que eu tinha pela arte de Berserk. Innocent, por exemplo, tem uma arte gráfica melhor que Berserk e não demora tanto pra ser feito, tendo começado a ser publicado em 2015 e até agora já contar com exatos 165 capítulos (contando com Innocent Rouge).
A quem interessar: https://lhscan.net/read-innocent-rouge-raw-chapter-51.html
Então além de perder admiração pela arte de Berserk, também vi que o capricho artístico não é (muita) justificativa pra demora pros novos capítulos saírem. Esses hiatos de meses aí, onde só são lançados uns 2 ou 3 capítulos novos por ano, são fruto de pura vagabundagem do Kentaro Miura.
Ainda comparando (artisticamente) Berserk a Innocent, há outro fator que pode gerar opiniões contrárias.
Innocent, por ter começado muito recentemente (em 2015), conserva até os dias de hoje as mesmíssimas artes gráficas. Berserk é um mangá fóssil, está em publicação desde o final da década de 1980, e de lá pra cá já apresentou alternações absurdas de artes gráficas.
Como já disse antes, isso tem seus lados bons e ruins. Lado bom é que isso mostra que Berserk é um verdadeiro patrimônio histórico dos mangás, rs