Só posso falar por mim mesmo, eu estou feliz porque vivo em um mundo próprio e faço um esforço deliberado para ser feliz (toco música, leio livros de uma forma pouco saudável, jogo videogame, encho o saco da fofura [...]). O mundo dos homens? Se você é inteligente, todo mundo pensa que você é "estranho” (pais, amigos, todo mundo mesmo). Se você é altamente inteligente, os cérebros inferiores não fazem nada além de atacá-lo, inventam coisas sobre você e, eventualmente, procuram uma forma de acabar com a sua diversão juvenil.
Onde eu estava mesmo, Sammy Jankis? Ah, eu odeio todos vocês!
Mas se eu pudesse falar por todos (eu não posso, mas se eu pudesse)? Pode-se comparar o acúmulo de conhecimento como uma escalada de montanha: quanto mais se ganha, mais se acumula, mais você se distancia dos outros alpinistas. Isso leva ao aumento da solidão, que geralmente é a razão pela qual as pessoas se tornam infelizes. Neste momento, é uma questão de desenvolvimento espiritual.
O superdotado ou terá chegado a um entendimento considerável de seu relacionamento com Deus, ou se afastará Dele completamente em seu narcisismo e adoração à ciência. Ao desenvolver suas formas de comunicação com Deus, o afastamento social se tornará menos doloroso. O ateu, por outro lado, irá se afastar ainda mais do contato humano e não encontrará nada para substituí-lo. Isso os coloca em grande risco de doença mental, principalmente a esquizofrenia paranoide. Eventualmente, eles começam a odiar e temer as comunidades que não mais entendem