Nosso colega Daniel Hidan não cansa de falar besteiras... Vamos lá.
Será que alguém poderia me responder por que diabos Lula esta recebendo tratamento especial ? Ele não tem curso superior , ele não tem direito a cela especial , não é melhor ninguém
Eu posso te responder.
Em primeiro lugar, acho absurdamente idiota o nível de desinformação que brasileiros em geral têm com essa legislação, de ter direito a cela especial por ter nível superior. Chega a ser doentio essa associação obsessiva que as pessoas aqui têm com cela especial e nível superior.
Pra começo de conversa: há
várias condições especiais pra que um indivíduo obtenha esse benefício da cela especial em caso de ser preso; e ter nível superior é apenas mais uma - e também a mais baixa e fraca - delas.
Maior parte dos beneficiados dessa lei são altos (altos) funcionários públicos do ramo (principalmente) político, jurídico e militar. Segue abaixo uma lista completa:
Para quem é a prisão especial
- ministros de Estado e do Tribunal de Contas
- presidentes da República, seus respectivos secretários,
- governadores, seus respectivos secretários,
- prefeitos municipais, vereadores e os chefes de polícia
- deputados e senadores
- oficiais das Forças Armadas e militares dos Estados
- magistrados
- pessoas com diploma de ensino superior
- cidadãos que já tiverem exercido a função de jurado
- delegados de polícia e os guardas civis dos Estados e territórios, ativos e inativos
Então é realmente ridícula essa associação obsesiva na mente da maioria de brasileiros, de que ter nível superior é a condição una pra se ter cela especial. Realmente ridícula.
Já refutando o título do seu tópico, @GabrielArcanjo, Lula tem
sim direito à cela especial. Se ainda duvidar de mim, vá lá tirar satisfações com o Sérgio Moro.
E se quer saber, esse benefício de cela especial pra quem é formado nem vale mais. Isso nem é colocado em prática hoje em dia.
Um choque de realidade: o Brasil, além de ter uma das maiores populações carcerárias do mundo, também é um dos países com a pior infraestrutura em presídios, com enormes índices de super-lotação em celas. Muita idiotice achar que em um país assim ainda se dão o luxo de deixar celas vazias pra quem tem diploma de faculdade.
Além do mais, essa lei não faz sentido hoje. Ela entrou em vigor nos anos 40, durante a Era Vargas, quando maior parte da população brasileira era analfabeta, e era raríssimo pessoas com diploma de nível superior. Nessa época, quem tinha faculdade era doutor; hoje em dia qualquer babaca tem faculdade.
Aliás, mais uma estatística; hoje em dia cerca de 15% dos presos do Brasil tem nível superior. Haja solitárias pra abrigar todos...
Sem falar que essa legislação de cela especial pra quem tem nível superior é algo que só existe aqui no Brasil. Praticamente nenhum país lá fora - em especial países de 1º mundo, onde uns 95% da população tem nível superior - existe lei parecida.
Essa lei já não é posta em prática hoje em dia, e se formos nos tornar um país desenvolvido algum dia, é um motivo a mais pra ela não existir.