'Noruegueses têm que aprender com os brasileiros', diz Onyx sobre preservação florestal
Para ministro de transição, ONGs estrangeiras não podem dizer o que Brasil tem de fazer na área ambiental. Noruega é principal doador do Fundo Amazônia, que financia preservação da floresta.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/11/12/noruegueses-tem-que-aprender-com-os-brasileiros-diz-onyx-sobre-preservacao-florestal.ghtml
(...)
O ministro informou que nesta terça o presidente eleito Jair Bolsonaro receberá um “pré-estudo” sobre o repasse de percentual de multas ambientais para organizações não-governamentais (ONGs) nacionais e estrangeiras.
Segundo Lorenzoni, o Brasil preservou 31% das suas matas, enquanto países com território semelhante ao brasileiro preservaram 10%. Questionado se o Brasil poderia reduzir a preservação, ele fez críticas a ONGs.
“Nós vamos preservar o Brasil. Agora, com altivez. Não dá para vir a ONG da Noruega ou lá da Holanda e vir aqui dizer o que que a gente tem que fazer”, disse o ministro.
(...)
“E a legislação brasileira não vale nada? E a floresta norueguesa quanto eles preservaram? O Brasil preservou a Europa inteira territorialmente, toda a União Europeia com as nossas matas, mais cinco Noruegas. Os noruegueses têm que aprender com os brasileiros e não a gente aprender com eles", disse Lorenzoni, que se irritou e encerrou a entrevista.
Villas Bôas: “Noruega não tem autoridade para dar pito no Brasil”
https://www.oantagonista.com/brasil/villas-boas-noruega-nao-tem-autoridade-para-dar-pito-no-brasil/
O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse nesta quarta-feira que a Noruega não tem autoridade moral para “dar pito” no Brasil sobre questões ambientais, registra o Valor.
“Ninguém tem autoridade moral, principalmente um país que tem 0,3% das suas florestas preservadas, não tem autoridade moral para dar pito no Brasil e tentar interferir em assuntos internos nossos”, afirmou ao ser questionado sobre as críticas de Onyx Lorenzoni a entidades norueguesas que atuam na Amazônia.
O que pensam sobre isso?
Spoiler :
Eu concordo plenamente. Não vai ser com ação de ongs internacionais de países que possuem 0,3% de florestas preservadas que a gente vai proteger nossas florestas. As florestas devem ser protegidas por pessoas patriotas (como nossos militares), e não por ONGs internacionais cujo verdadeiro interesse desconhecemos.
Realmente é necessário que 100 mil ONGs na Amazônia? Será que os interesses da maioria dessas ongs realmente são tão bons quanto o que elas dizem? E por que elas não estão atuando também para aumentar a quantidade de florestas em países desmatados na Europa, por exemplo?
Realmente é necessário que 100 mil ONGs na Amazônia? Será que os interesses da maioria dessas ongs realmente são tão bons quanto o que elas dizem? E por que elas não estão atuando também para aumentar a quantidade de florestas em países desmatados na Europa, por exemplo?