Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionIndústria Cultural e Cultura de massa EmptyIndústria Cultural e Cultura de massa

more_horiz
O que pensam a respeito disso? Enxergam a cultura de massa como um problema?

descriptionIndústria Cultural e Cultura de massa EmptyRe: Indústria Cultural e Cultura de massa

more_horiz
Nain, seu defensor da Escola de Frankfrut! Eu posso passar um tempão falando sobre como ela de fato aliena, mas isso é senso comum esquerdista, e eu quero apresentar um nuance de como na verdade, a Indústria Cultural e a Cultura de Massa mudaram muito na sociedade ocidental desde quando foi conceituada por Adorno e Horkheimer. Não negar que ela faz tudo o que fazia na década de 1940, 50 e 60, mas sim que ela faz o mesmo que fazia antes, mas agora faz o contrário ao mesmo tempo.

Bem, não vejo a cultura de massa da década de 2010 nos mesmos moldes de como era a da década de 1950. Ironicamente, a atual cultura de massa é dialética, ela não só aliena, como tem sua própria forma de "des-alienação", como nós vemos com a cultura de "Social Justice Warriors", da esquerda ocidental contemporânea, que é muito popular e suas pautas políticas são bem bem adeptas ao Desconstrucionismo do Derrida, à crítica às estruturas de poder de Foucault, à toda produção filosófica da Escola de Frankfurt e outros pensamentos que são famosos por darem o dedo do meio ao capitalismo e à sociedade ocidental, justamente quem mandava na Indústria Cultura e produzia a Cultura de Massa na época desse cara.

O mesmo pode ser dito sobre a Indústria Cultural. Quando o conceito foi proposto por Adorno e Horkheimer, de fato, ela só alienava, naquela década a mídia ainda era profundamente influenciada por toda a escória do machismo, racismo, homofobia, consumismo e afins. Hoje em dia, acontecem as duas coisas: uma desconstrução e auto-consciência, e uma propagação velada dessas coisas que são condenadas. É inegável que atualmente, a "mainstream media" é ocupada por pensamentos de esquerda que fazem fortes objeções à alienação capitalista, e que ao mesmo tempo, o capitalismo sobrevive com todos os seus dispositivos originais, em uma antítese e equilíbrio com sua antípoda anteriormente citada. 

Então, o que eu quero dizer, é que basicamente a cultura de massa e a produção industrial dessa cultura de massa hoje em dia, morde a própria mão que a alimenta — o capitalismo. São produções artísticas e culturais muitas vezes indiretamente financiadas por corporações ou capital produzido na sociedade capitalista, mas que em seu conteúdo criticam fortemente esse sistema e outros dispositivos de opressão associados a ele. Séries e filmes "desconstruídxs" é o que mais tem no mundo, não acha? Não é atoa que conservadores reclamam tanto das mídias de hoje em dia, justamente por que ela também de vez em quando, ataca o "establishment".

@Chapéu de Palha — capaz de tu adorar esse tópico. :nietz2:
@BOG — tu falou sobre no chat. 
@Karst — não que eu espere algo de produtivo saindo de tu. kkk
@Apollo — vem delíça.

descriptionIndústria Cultural e Cultura de massa EmptyRe: Indústria Cultural e Cultura de massa

more_horiz
Sim, é um problemão, muito nocivo e destrutivo.

Destrói, corrompe, deturpa, manipula e distorce a cultura local e nacional, pois interfere negativamente na língua, na culinária, no folclore, nas crenças, nas festas populares, nos costumes, nas relações e interações socioeconômicas etc. A GLOBALIZAÇÃO é a grande culpada por esse mal.

Como disse Ariano Suassuna: "Não troco o meu oxente pelo OK de ninguém".

more_horiz
Mano, Catioro me bugou horrores com esse trem de "Indústria Cultural é de esquerda" sendo que essa merda foi criada para e pelo capitalismo. Tem o propósito de fazer dinheiro. Tem o objetivo de alienar os bobos e incentivar o consumismo, o que tem de esquerdista nisso? :jackie:

Enfim, é meio estranho discutir sobre isso porque minha mãe é publicitária. Ou seja, ela é sustentada por essa desgraça. Eu não consigo dizer que ela deve acabar pois é extremamente essencial para a perpetuação de milhares de empresas no mercado, mas ela de fato aliena, então chegamos a um curioso impasse. Vamos dizer que a Indústria cultural é uma ferramenta e que pode ser usada para o bem ou para o mal. Muitas vezes, para os dois ao mesmo tempo. No geral, acredito que as pessoas deveriam ser ensinadas a terem mais senso crítico para diminuir ou até extinguir a alienação apesar da Cultura de Massa, mas mantendo-a, pois ela até certo ponto faz a economia rodar. Outro detalhe é continuar com regras que temos até hoje, impedindo que ela seja utilizava para doutrinar realmente a população. Hoje em dia, você não pode mentir por meio dos veículos populares e também não pode censurá-los. Essas regras foram todas criadas para que a Industria Cultural não precisasse ser extinta.

Além disso, convenhamos, a Cultura de Massa é inevitável. Mesmo que o termo tenha sido criado a verdade é que sempre existiu. Sempre houve uma certa influência daqueles que produziam essa cultura sobre as pessoas, antes mesmo da propaganda. Músicas, filmes, gêneros de dança, séries de televisão, revistas, desenhos animados, moda, gastronomia e etc. A lista de elementos que a Indústria Cultural se apropria e transforma em cultura de massa é gigantesca. Não dá pra acabar com ela e se acabasse seria basicamente uma censura em larga escala, sendo que qualquer coisa citada um filme, mesmo que fosse apenas para incentivar um debate, poderia ser interpretada como doutrinação e seria bloqueada.

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Mano, Catioro me bugou horrores com esse trem de "Indústria Cultural é de esquerda" sendo que essa merda foi criada para e pelo capitalismo. Tem o propósito de fazer dinheiro. Tem o objetivo de alienar os bobos e incentivar o consumismo, o que tem de esquerdista nisso?

Tu que não entendeu porra nenhuma do que eu falei. :facepalm3: 

Tu falou literalmente tudo que eu falei, só deixou o contexto filosófico de lado. Eu argumentei que é uma ideia da esquerda que a Indústria Cultural apenas aliena, mas eu falei que embora ela de fato faça isso, ela também des-aliena muitas vezes. Isso se dá pois muitas produções culturais carregam forte bagagem crítica e autoconsciente.

more_horiz
Wolfgang escreveu:
NikyNeko escreveu:
Mano, Catioro me bugou horrores com esse trem de "Indústria Cultural é de esquerda" sendo que essa merda foi criada para e pelo capitalismo. Tem o propósito de fazer dinheiro. Tem o objetivo de alienar os bobos e incentivar o consumismo, o que tem de esquerdista nisso?

Tu falou literalmente tudo que eu falei, só deixou o contexto filosófico de lado. Eu argumentei que é uma ideia da esquerda que a Indústria Cultural apenas aliena, mas eu falei que embora ela de fato faça isso, ela também des-aliena muitas vezes. Isso se dá pois muitas produções culturais carregam forte bagagem crítica e autoconsciente.

Faz sentido, porque eu não entendi basicamente nada do que você disse :horak: É alto nível demais pra mim, mano @Wolfgang

Eu ainda não entendi direito, mas em todo caso eu acho exatamente o que eu escrevi :fem:

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Wolfgang escreveu:
NikyNeko escreveu:

Faz sentido, porque eu não entendi basicamente nada do que você disse :horak: É alto nível demais pra mim, mano @Wolfgang

Eu ainda não entendi direito, mas em todo caso eu acho exatamente o que eu escrevi :fem:

Mana @NikyNeko, vc não foi a única, eu tbm não entendi nada do que o mano Catioro escreveu ali.

:horak:

Eu considerei o que o @SaintDevil problematizou e escolhi o viés da Globalização para tecer uma crítica. Essa foi a minha escolha.

:barry:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos