Lipert escreveu:Mas isso não tá nem perto de acontecer, primeiro porque isso não é algo que o Bolsonaro tenha capacidade para compreender nem para propor. Segundo que o próprio tempo de propor (ANTES DE SER ELEITO) já foi, culminando numa falta de apoio popular que nao vai servir como alavanca para pressionar certas instituições que possuem interesses diretos na manutenção deste status quo. Terceiro, porque devido a falta de compreensão do cenário sociopolítico brasileiro, o segundo item mencionado interferirá diretamente numa eventual tentativa destas: Muita gente contra, ainda que tenha gente a favor. E contra não só porque não foi proposto antes, mas porque o Bolsonaro não explicou o que queria fazer, logo, todo mundo entenderia um processo destes de maneira diferente. Várias "concepções" sobre um mesmo assunto que mesmo se for concebido será estrangulado pela sua própria natureza política.
O Bolsonaro não precisa ter capacidade pra compreender e propor. Para isso que ele tem sua equipe econômica, que já disse várias vezes que essa é a direção proposta. Até o Bolsonaro já falou isso durante a campanha (mas sobre estatais estratégicas de modo geral).
A equipe econômica dele não soube explicar absolutamente nada ao país no momento que deveria. Se ele, que ocupa um cargo cujo propósito é ser o mediador entre setores conflitantes NÃO SABE DO QUE QUE ELE TÁ FALANDO, como raios ele vai conseguir unir pautas contraditórias em torno de um bem comum?
É uma loucura não importa como se olha para ela.
Falem mal do Lula o quanto quiser, mas ele sim tem uma capacidade de articulação ímpar na política.
Se os Liberais queriam realmente pragmatismo, deveriam ter votado em Ciro Gomes, porque ele sim passou a campanha inteira falando sobre isso.
Em várias de suas palestras ele menciona que a transição do nosso sistema atual para um estado mínimo precisa ser feita com inteligência e estudo, porque o Estado precisa ser enxugado mas ele precisa atender às necessidades básicas da maioria da população, também.
Você realmente acha que alguém que falava em "Tirar o nome das pessoas do SPC" seria agradável aos liberais? O Ciro só fala o que o público em questão quer ouvir. Você vai achar ele defendendo desde pautas conservadoras, "progressistas", liberais e socialistas/estatizantes. É tudo papo furado, ele seria um presidente centralizador e, no fim, estaríamos sob mais controle estatal que antes.
Engano seu. Eu acompanhei de perto essa reação, além de participar em várias ocasiões dos debates sobre isso. Passado o baque inicial tinha muita gente concordando com a medida proposta pelo Ciro. Apenas os liberais (pasme!) mais ortodoxos se punham contra, sem nem entender direito o porquê.
E sim, o Ciro é o ÚNICO candidato que propõe medidas para a sociedade plural como ela é. Ele não se baseia em ideários pessoais, mas sim em um ponto de equilíbrio entre várias opiniões muitas vezes opostas.
A diferença é que ele sempre une estas pautas diversificadas (como você colocou no exemplo, "conservadoras, progressistas, liberais, estatizantes e etc") com coerência e contextualidade.
É justamente por estas duas características que ele propunha o melhor conjunto de soluções para nossa situação atual.