Krueger escreveu: LordeDasCinzas escreveu: Não é necessária a participação do Gohan, Piccolo ou 17.
O Whis diz claramente: Freeza e Goku são equivalentes em poder. Esse Goku que enfrentou o Freeza já era mais forte do que o próprio Black. Não podemos esquecer:
Goku = Vegeta > Black
"O Black com a foice ficou mais forte."
Eu também acreditava nisso, mas o próprio Black se sentiu obrigado a se fundir. O cara que acabou com todos facilmente desde o início da saga se sentiu assim - então conseguir a foice não foi algo mais para o lado de aumento de poder e sim uma habilidade única.
Concordo com praticamente tudo, menos da parte que é cogitado a possibilidade do Black não ter ficado mais forte. Durante a cena é reiterada muitas vezes o ponto do poder – o crescimento do poder através da raiva. É meio simbólico, mas todas as vezes que o Black upou, isso foi mostrado através de uma arma nova. A faca de ki quando deitou Vegeta, o espadão/lança de ki que utilizou pra nocautear Goku, e a foice. Não serei tolo de dizer que o Black boosteou tanto assim, ficando dezenas de vezes mais fortes, mas Goku e Vegeta não pareciam ser tamanha preocupação para o mesmo.
A fusão se deu mais por parte do Mirai Zamasu. Black estava ficando preocupado com a queda de energia de seu outro eu que não era tão forte quanto ele no corpo de Son Goku. Mas é como tu disse, Freeza sozinho já venceria. Goku, fora o possível zenkai no final desse arco do Black, ainda sofreu um concreto contra Hitto e treinou durante a transição desses arcos.
Todo o diálogo em torno da foice dele é "ganhei outro nível", "se transformar ódio em força funciona, então eu sou o mais forte de todos". O diálogo dá a entender 100% que ele realmente ficou mais forte por causa do ódio, só que não temos nada além de diálogo de dois loucos para sustentar isso. O próprio Goku fala para o Black parar com os clones e enfrentá-lo sem medo. Só que temos algumas coisas que indicam que caso ele realmente tenha ficado mais forte, não foi tão drástico como aconteceu durante a saga inteira.
- as fendas dimensionais estavam dando poder e formando clones, isso é algo nunca visto e jamais poderia ser executado. Isso torna a foice dele a fonte de uma habilidade única.
- o único problema enfrentado por Goku e Vegeta em relação aos clones foi a propriedade "intocável" dos clones, onde eram basicamente fumaça.
- o Black muda de ideia no momento em que ele vê a ameaça de perder, diferentemente de toda a saga, onde ele não esboçava reação nenhuma enfrentando o Goku e o Vegeta Blue ao mesmo tempo.
- como você disse, nem o Goku e nem o Vegeta esboçaram reações ao verem o Black "evoluir" daquela forma, diferente do que aconteceu durante a saga inteira.
A minha conclusão é que aquele boost do Black foi mais para o lado de habilidade/poder único do que poder de luta. Dessa vez ficou a desejar já que ele nem lutou após o boost.