Acho que a formulação do tópico não é a mais precisa, porque vejam; Kakashi usou sim o Kamui, mas usou quando já era tarde. E se a beira da morte ele fez um prego desaparecer, sem que Pain percebesse. A pergunta que fica é: o que ele não poderia ter feito em plenas condições?
Ele já tinha conhecimento do Jigokudo. O Fukasaku viu os Pains q foram destruídos retornando e comentou isso com Konoha. Kamui é alto risco pro Kakashi (mesmo q isso tenha sido jogado no lixo na guerra). Ele sabia q era um dos ninjas mais capazes em Konoha, e não poderia correr o risco de ficar fora de combate.
Não há dúvidas de que usar Kamui seria arriscado, mas se intenção era não correr riscos, o melhor teria sido nem entrar no combate.
Fukasaku avisou que os ninjas de Rinnegan não eram os inimigos reais, e portanto informação valia mais naquele contexto que uma cabeça a menos a troco de incapacitar Kakashi totalmente.
Inicialmente isso faz todo o sentido, mas a medida que Kakashi ia obtento conhecimento, o cenário ficava cada vez mas favorável ao Kamui, se desgastar para derrubar um fantoche, ainda é muito melhor do que morrer sem ter garantia de que qualquer informação seria passada.
Ele não matou Tendo, mas conseguiu levar a informação adiante, o que no cenário da luta era o melhor a se fazer. Foi crucial para que Naruto vencesse Pain e consequentemente Nagato.
Ele conseguiu garantir o curso da informação por puro oportunismo, o plano sempre foi derrotar Pain. A partir do momento em que ele foi nocauteado, ele e seus aliados estavam sujeitos a morrerem sem passar nada adiante.