Memo escreveu: Certo, Rinnegan não tem genjutsu, ponto.
Mas sobre a questão: As estacas perturbando chakra pode ser considerando genjutsu? As opiniões variam, acho que é válido considerar assim como é válido não considerar, pois acho que faltou informações para chegar em uma conclusão.
De qualquer forma, eu tenho duas dúvidas básicas.
O que algo precisa para ser considerado genjutsu?
O que algo precisa para ser considerado ninjutsu?
O problema disso é que tanto as estacas do Rinnegan quanto essa capacidade de perturbar o chakra do alvo não possuem páginas específicas no Databook como as outras técnica, ficando algo impossível de ter certeza do que é o que. O máximo de classificação que se sabe é que é Kekkei Genkai, pois precisa do Rinnegan para ser utilizado.
Assim como ela não está como Genjutsu, ela também não está como Ninjutsu, então dificilmente um dos lados vai prevalecer no final das contas. Mesmo essa perturbação de chakra não ser via sentidos sensoriais, ela acaba usando o toque físico, tirando a necessidade de precisar usar um dos sentidos do corpo para ser atingido. Você não tem acesso ao cérebro apenas através dos sentidos sensoriais do corpo humano, mas se você atingir a rede de chakra do usuário de alguma forma, você vai desestabilizar o chakra da mesma forma, essa é a grande chave aqui.
"Ah mas Rodrigo, se não usar os sentidos sensoriais não é um genjutsu"
Isso não é desculpa, o Kotoamatsukami não exige contato olho do usuário vs olho do alvo e mesmo assim o chakra do alvo é perturbado. A teoria mais aceita sobre esse jutsu é que o Danzou olhou o chakra do Mifune e lançou o genjutsu direto em seu chakra, uma teoria bizarra, mas é a mais aceita e lógica até então. E caso isso seja verdade, não vai retirar o status de Genjutsu, que por si só já fala: TÉCNICAS DE ILUSÃO, e não técnicas de ilusão que exijam o uso dos sentidos do corpo para funcionar.
Eu acredito que não seja genjutsu, mas sim uma peculiaridade do próprio Kokushin que consegue executar a mesma mecanica de um genjutsu, e como essa habilidade não recebeu nome, ela não é ninjutsu e nem genjutsu, mas uma habilidade derivada de uma Kekkei Genkai.
Heimdall escreveu: Sobre sua pergunta inicial, a leitura q faço de genjutsus é q eles funcionam a partir de uma porta de entrada (um dos 5 sentidos) e depois manipulam o cérebro do oponente, seja para manipular algum dos sentidos (enxergar algo irreal, escutar uma voz que não existe, etc) ou para manipular o corpo (Paralisação). Além disso, a batalha pelo controle do corpo da vítima ocorre no plano mental, como foi mostrado em Itachi v Sasuke.
Nesse viés, os Kokushins só se encaixam com uma parte, no caso, o efeito de paralisação. Ele não entra pelos sentidos, nem existe disputa no plano mental. Pra mim, ele se assemelha muito mais a um
Fuuinjutsu. Um exemplo:
O trecho q destaquei é o seguinte:
"
Algo preso com o selo de cabeça também tem sua determinação/vontade de se opor ao Fuuinjutsu selada"
Ou seja, mesmo sendo um fuuinjutsu, também afeta a mente do usuário, suprimindo sua vontade de resistir. Vejo os Kokushins mais parecidos com isso.
Depende, pois Genjutsu em si sempre foi tratado como um campo de técnicas baseadas em colocar a mente do usuário em uma ilusão. O uso dos sentidos sensoriais do corpo humano é apenas UMA das formas de você conseguir chegar na mente do usuário, pois se você conseguir manipular o fluxo de chakra do alvo usando o próprio toque físico, vai continuar sendo um genjutsu mesmo não usando os sensores naturais do corpo, pois o objetivo é chegar na mente independente de como.
O efeito de impedir que a determinação/vontade se oponha pode ser tanto para Fuuinjutsu, Juuinjutsu ou até Genjutsu, pois no caso dos três existem técnicas de imobilização que domam a vontade do usuário. A diferença é que Juuinjutsu e Fuuinjutsu são descartados logo de cara pois eles não são do grupo de Efeitos que a técnica causa do usuário (Ninjutsu, Taijutsu e Genjutsu) e sim das Condições que é preciso ter para a técnica ser concluída. O Kokushin é apenas um receptor do corpo do usuário que transmite chakra, diferente de um Myoujinmon que o próprio já são os selos necessários para classificar a técnica como Fuuinjutsu. Ficou meio confuso a explicação, mas basta fazer a leitura da classificação na própria página que vc colocou: essa técnica requer a condição de ter energia natural (Senjutsu), ter selos ou inscrições que imobilizam (os Toori no caso, Fuuinjutsu) e que causam um efeito especial físico no corpo do alvo (Ninjutsu).
O Kokushin não tem essa tabela, ele tem apenas que precisa da condição de ter o Rinnegan (Kekkei Genkai) e nada além disso.