O termo cânon ou filler não se aplica a Boruto. O universo criado por Kishimoto abrange todas as mídias com a logo “Naruto”, pois é de autoria dele, tanto roteiro quanto parte da ilustração, se qualquer outro roteirista assumisse algum episódio, seria filler pois não foi feito pelo criador desse universo. Porém a marca “Boruto: Naruto The Next Generations” é um universo criado por Kodachi e Ikemoto, portanto se Kishimoto escrever um roteiro, seguindo a ordem estabelecida pelos fãs, automaticamente seria filler, pois embora ele tenha criado a obra original, essa obra de Boruto não é criada por ele. Assim como Kodachi para Naruto seria filler, Kishimoto para Boruto também seria.
Kishimoto passou o bastão e deu total liberdade para Kodachi e Ikemoto para continuarem e criarem uma nova história. Saiu inclusive uma nota ou uma entrevista com Ikemoto ou Kodachi, não me recordo agora, onde ele diz que o anime está contando uma história, enquanto o mangá conta outra, porém em algum momento ambas vão se conectar.
Nos que trabalhamos nas Wiki, usávamos o padrão de que se não tinha no mangá, era filler e tratávamos como informação de segundo grau de importância na hora de classificar as coisas. Porém não estávamos conseguindo lidar com o que estava acontecendo com Boruto. Até que um dos membros da Wiki de Naruto inglesa e usuário do Reddit conseguiu falar com um dos animadores da equipe de Boruto e confirmou que tanto o mangá quanto o anime estão inseridos na mesma linha do tempo, o que fez com que todas as wikis do mundo alterasse os padrões e passasse a tratar tanto o anime como o mangá como cânon.
Boruto não é como um Dragon Ball GT em relação a saga DB. É um novo anime original, com um novo logo, uma nova marca, novos deuses de criação e com a bênção e liberdade cedidas pelo próprio Kishimoto. O próprio Ikemoto comentou que embora tenham liberdade para fazer o que quiserem, eles acabam pedindo auxílio do Kishimoto em varios assuntos.