São bem óbvias pq todas as Kunoichis foram muito mal exploradas, ainda mais as de vilas "random".
Konoha - Tsunade: Criou as leis médicas Ninja universais que na prática à coloca como criadora dos corpos médicos Ninja de todo o mundo. Combateu os venenos da Chiyo na segunda guerra. Desenvolveu uma técnica considerada o ápice do Iryo Ninjutsu e do Controle de Chakra, que fora baseada no Byakugou no In da Mito com a regeneração natural do Hashirama (ela basicamente aliou o útil ao agradável). Também criou um estilo de Nin Taijutsu baseado no Iryo Ninjutsu (Kongoken). E além de tudo, é heroína de guerras, Sannin, Hokage, Médica mais renomada, Kunoichi mais renomada, Princesa pertecente à uma linhagem verdadeiramente importante no mundo Ninja e apostadora lendária. É de longe a Kunoichi mais importante da história, digna talvez de um título como Deusa Kunoichi (pois até mesmo fora a primeira Kage mulher).
Suna - Chiyo: talvez só atrás dos Titeriteiro primordial e Sasori, Chiyo tinha uma coleção de Marionetes que vazava a qualidade das marionetes do próprio Sasori. Trocou partes do corpo em marionetes. Possuía venenos para os quais somente Tsunade era mencionada como verdadeiramente efetiva. Criou seu Kinjutsu Tensei que trocava sua vida pela de outrem (a idéia do Jutsu era essa, então sempre foi autosacrifício no fim). Provavelmente foi quem comandou por todo o seu tempo viva o pelotão de titeriteiros de Suna, bem como também o de Médicos e por ser uma velha, deveria ter uma importância tão grande quanto às dos conselheiros nas decisões burocráticas.
Kumo - Tudo figurante, mas destaque para Yugito por ser Jin perfeita, o que quebra aquela ideia que somente Bee estaria na vanguarda dos Jins da época.
Iwa - provavelmente a Kurotsuchi por ser Kage.
Kiri - Mei: não sei se tornou Kage antes da Tsu, mas também é uma Kage lendária, com duas fcking Kekkei Genkais. É possível que ela tenha sido cotada para Kage após grande luta e resistência contra o regime sanguinário do Yagura, o que também significava a quebra da perseguição contra Kekkei Genkais (vide Haku) uma vez que ela própria possui duas, sendo na prática um escárnio para aqueles que aderiam à ideia anterior. Então podemos atribuir à ela (não somente obviamente) a responsabilidade de estabelecer a Paz tanto dentro do país da água em si, como fora nas relações exteriores (só ver que no pré guerra ela se mostrava bem compreensível com Gaara e respeitosa com Tsunade).