Heimdall escreveu: @Rodrigo ŌtsutsukiJá eu tenho uma leitura diferente dessa situação.
O Madara, usando seus olhos, já mostrou ser capaz de detectar clones:
Foi como eu disse, se Madara conseguiu identificar o Edo Hashirama ou o Naruto como clones, foi através de outra habilidade que não tenha ligação com o Sharingan, afinal ele estava com o Rinnegan ali. Eu entendo seu ponto de vista, mas nesse caso ele não contraria o que eu levantei.
Não necessariamente o Sharingan (já q foi feito com o Rinnegan), mas de qualquer forma, usando os olhos. E na luta contra o Hashirama, o Kishimoto fez questão de mostrar que ele estava de sharingan desativado, exatamente pra poder justificar a trolada que ele levou.
Ou exatamente para mostrar que a luta deles foi tão foda ao ponto de Madara não conseguir manter seu doujutsu ativado. E mesmo que ele estivesse ativado, é impossível considerar que existam chances de que ele conseguiria identificar o clone, sendo que a ideia original da técnica é criar uma réplica perfeita do usuário. E detalhe, o Moku Bunshin é um clone que contém chakra e as células do usuário, tornando a técnica no clone mais perfeito que existe. Se nem o Byakugan da Kaguya foi capaz de diferenciar o clone e o original, dificilmente um doujutsu de perfuração inferior teria. É muito achismo pra nenhuma evidência relevante.
Além disso, trazendo outra tradução:
Todo o trecho se dá com o Madara falando como os Mokuton Bunshins são
bem feitos. Justamente pq ninguém conseguia distinguir. A não ser ele Madara.
É como eu disse uma vez sobre traduções. Se apoiar em retraduções nunca é uma boa ideia, ainda mais quando são traduções não oficiais. A tradução da Panini é o mais perto do sentido original da frase, onde diz bem claro sobre o truque que Hashirama usou contra Madara, que Madara usou contra a Tsunade. Se for analisar sem levar em conta as traduções, a situação da Tsunade é muito parecida com a do Madara no passado, onde ele foi empalado por uma espada. Existem citações de que o clone de madeira é muito bem feito, inclusive no terceiro Data isso é bem explicado, porém em nenhum outro local é mencionado que o Sharingan consegue diferenciar clones. Pensa só, uma habilidade tão importante dessas só foi mencionada justamente em uma retradução não oficial de uma cena, onde no oficial mostra que foi totalmente diferente.
yagoborges escreveu: Sim, eu sei que não faz sentido o sharingan identificar, até porque o Chakra é distribuído igualmente entre os clones ( Kage Bunshin) e a diferenciação do chakra seria a única forma do Sharingan ser útil nesse caso Só destaquei esse fato, porque na obra não lembro de ter exemplos de identificação tão rápida e precisa ( sem analisar) de um clone, inclusive por parte de pessoas tão inteligentes como Kakashi ( Kabuto, Itachi...).
Sim, entendo.
Porém se vc ver de outro angulo, vai acabar percebendo que usar um clone para começar uma luta com o objetivo de analisar as habilidades do oponente, é algo bem básico entre os ninjas de elite. Kakashi comenta isso para Naruto ao ensiná-lo a usar melhor o Kage Bunshin para fins de coleta de informações. Sem contar com o fato de que Kakashi conhece o estilo de luta do Itachi. Nem todas as coisas precisam ter alguma mágica ou algum mistério para ser compreendido. As vezes a resposta está bem crua ali na nossa frente, porém como as vezes criamos situações desnecessárias, não percebemos. Eu quase enlouqueci tentando entender assuntos complexos sobre o Modo Rikudou, Técnicas do Rikudou e essas paradas e boa parte dessa tortura aconteceu porque eu acreditava que rolava alguma mágica sinistra ali. Sempre é um bom começo ver a coisa da maneira mais simples possível, sempre ajuda.