ShinobinoKami escreveu: @Chapéu de Palha HunterxHunter é complexo e é Shounen.
Quer saber o que é um mangá complexo, então veja Berserk, Gantz, Tokyo Ghoul e Shingeki no Kyojin.
Eu não considero HXH um mangá complexo.
O quesito determinante para classificar um mangá como complexo é a
trama. Eu considero a trama mais importante que o traço, mas claro que o traço também é importante. É claro que um traço altamente elaborado torna o mangá complexo, a exemplo de Berserk, Gantz e Tokyo Ghoul. Snk e Berserk possuem uma trama psicologicamente forte e madura, envolvente e excitante.
Claro que morte e sangue e lutas bem feitas não tornam uma trama intensa e madura. Naruto tem várias mortes tbm, muito bem criadas dentro da trama, por sinal, que é mais complexa e bem construída que as de HxH, e nem por isso Naruto é maduro. Mas é uma historia mt bem feita, mas feita para o público infanto-juvenil, assim como hxh. As lutas lá são lutas como em qualquer outro shounen, Cdz, Dragon Ball, Naruto, Bleach, HxH. Todos tem várias lutas, com trama, sem trama, bem feita, mal feita. Mas todos são shounens com a mesma estrutura de luta de poder vs poder. Se a luta é mais estratégica, menos estratégica, mais bem feita, menos bem feita, depende da luta, do manga, da proposta e etc, mas isso não faz nenhum deles mais ou menos maduros. Tiro, porrada e bomba são partes secundarias. Os valores filosóficos, psicológicos, sociológicos e etc são a parte principal, as discussões onde o mundo do anime debate o mundo real é que são prioridade, a forma com que os temas são trabalhados, a interação entre os personagens e a sua complexidade. Isso torna a trama madura e intensa.
Mas HXH não sai do padrão shounen. A única saga que tentou sair desse padrão foi a de Meruen, mas foi totalmente mal escrita, tanto que as lutas tiveram mais foco que o drama de Meruen, justamente porque no fim das contas HXH é ainda um shounen
O mangá HXH é triste na trama e no traço. Confesso que vi o anime de HXH e consegui ir até o fim, mas não consegui ler o mangá porque o traço é triste. O traço de HXH é muito feio. HXH tem esse traço lixo de propósito porque o autor não desenha 100%, mas só faz rápido pra lançar. O Bicho é preguiçoso.
HXH parece um mangá desenhado por uma criança de 5 anos. Claro que se acostumar com o mangá não transforma o traço em algo bom.
HXH possui personagens tortos, perspectiva cagada, cenário mal feito, e por aí vai. O exame hunter é como o exame chunnin de Naruto. Nada de novo, nada de original, nada de maduro, padrão shounen esse tipo de coisa. Exame de admissão até boku no hero tem.
A trama de HXH apresenta muitos aspectos fracos. HXH é uma trama imatura, insossa, sem nexo e desestimulante.
Os objetivos do personagem principal e dos outros são extremamente superficiais. A forma com que eles se relacionam tbm. Mas eu até entendo essa parte, pois é uma forma de dar lição para as crianças do Japão sobre amizade, companheirismo e etc, algo que os outros shounens como Naruto e Bleach tbm fazem. Mas isso não torna hxh ruim, só que o público dele de fato é o publico infanto-juvenil. A parte do Meruen é de fato a parte mais madura da trama, mas ela é mal escrita, arrastada e finaliza com justificativas ruins. Essa parte do Meruen foi uma crítica a relação humano-animal. A ideia foi boa, mas foi mal passada. O próprio anime de HxH mudou de horário quando chegou nessa saga, justamente por ela ser um pouco mais madura.
Eu achei aquele Meruen um porre.
O maior objetivo de Goh é encontrar o pai. Mas quando ele acha o pai, o autor simplesmente o joga para fora da trama, justamente porque o Goh é um personagem sem motivação. A relação dele com seus amigos é construída de forma infantil. Até entendo essa parte, já que ele é uma criança. Goh é tratado como personagem principal, apesar de que ele esteve deslocado da trama em vários momentos.
Eu não vejo propósito e nexo em HXH. Isso é sobretudo por ter sido mal construída. É uma trama que não tem começo, meio e fim. Tudo desmantelado e desbaratado; um caos. O desenvolvimento e o andamento da história do personagem principal(Goh) não tem começo, meio e fim. Aquela história do Continente Negro simplesmente foi jogada na trama, foi criada do meio para o fim, sem nenhuma referência. Aquilo não fazia parte da história, o foco não era esse, o mangá não falava sobre o "mundo", o autor criou aquilo para colocar naquela saga, naquele momento. Ou seja, a trama de HXH nunca foi sobre o mundo. Depois de anos de mangá ele resolveu que poderia expandir a trama. Mas nada encaixava ali, os personagens não tinham motivações, ou ele criava algo novo ou o mangá terminaria ali mesmo, sem pé nem cabeça. Esse nunca foi o foco do mangá. O foco sempre foi a história de Gon e seus amigos no mundo hunter. E do nada o pai de Gon menciona esse outro mundo misterioso, sendo que só ele entre todos os hunters sabe disso. Ninguém nunca falou disso. Aquele pai de Gon é o maior cagão.
As formigas até então estavam em sua forma primitiva. Única coisa q eu digo q foi jogada assim. Pq eu penso ''como elas só começaram a comer seres humanos agr?''
Só dps q o Gon se encontra com o Kaito q as formigas começam a se desenvolverem.. e em questão d meses já tem o Rei.
Esse é o grande problema da trama de HXH: nunca foi construída uma história a ser contada, é um monte de retalhos jogados lá, ao bel prazer do autor, que tá pouco se lixando para HXH, na verdade.
Por exemplo, a trama de Naruto nunca saiu dos 5 países. Nesse quesito Kishimoto deu aula pra Togashi.
HXH não é feito para ser uma trama complexa.
Enfim, essa é minha opinião.