Bom, acho que não estamos desconsiderando nenhum ponto. está bem claro que, em prime ou não, minato é mais forte que hiruzen, como todos já disseram, o proprio sandaime falou.
a questão é: sandaime disse, mais como sabemos, as vezes nos subestimamos, outras vezes nos superestimamos, enfim.
não só nós, mais sim as outras pessoas. como eu disse anteriormente, mesmo se tratando de um mangá, criado pelo kishimoto, ele é baseado num sistema real, principalmente essa parte do "marketing do boca-boca"...
não é nenhum exagero, dizer que, alguns personagens se enganam, "madeiram", e difamam os outros.
embora iruka tenha dito que o sandaime era isso ou aquilo, e que o sandaime disse que minato éra ou ainda é mais forte que ele, indiferente da idade, eu aposto no minato, pelo que foi mostrado.
pois como vocês devem saber, não podemos afirmar 100% quem seja o mais forte. podemos deduzir através de aguns fatos/acontecimentos.
o problema maior, é que: mesmo kishimoto tendo falado uma coisa, o mangá diz outra, bem diferente.
embora o kishimoto seja o criador do mangá², eu confio na sua obra, e não nas suas afirmações, visto que até nas suas falas existem "pegadinhas"...
não tirando conclusões precipitadas, mas tanto pode ser verdade, como não pode.
portanto eu acredito que seja o minato, analizando pelo mangá, as habilidades de luta dos dois, seus estilos de luta, sua "fama", "feitos", etc...