Apollo escreveu: Estado mantenedor do Capital? Não tá ao contrário isso aí não?
Não está, é assim mesmo.
SKILLINE escreveu: O capitalismo marxista é na verdade corporativismo.
Não existe essa de "capitalismo marxista". O capitalismo é o capitalismo. Marx não criou e nem inaugurou um novo tipo de capitalismo, Marx apenas foi um estudioso do sistema capitalista, aliás, o maior até hoje.
Vê-se que você tem um conhecimento muito rasteiro e surperficial de Marx e do capitalismo.
SKILLINE escreveu: Mano o Brasil é quase socialista mas tem pouco Estado?
O Brasil é capitalista desde a época que era colônia de Portugal. Caio Prado Júnior provou isso há mais de 50 anos. Informe-se, meu jovem. Recomendo que leia a
Revolução brasileira de Caio Prado Júnior.
SKILLINE escreveu: O que deixa um paíse rico é o sistema econômico, nesse caso livre mercado, e não o Estado, na verdade o Estado é
a única instituição não produz nada.
Você está totalmente desinformado e enganado. A riqueza de uma nação ou povo está em seus recursos naturais (água, madeira, gás, petróleo, terra, minério, entre outros). É a partir dai, através do trabalho, que se produz riquezas. Ou você acha que os donos da Vale são ricos porque são capitalistas? Ou você acha que o minério que enriquece a Vale surge por mágica?
O Estado é um nome que damos a um amplo conjunto de estruturas sociopolíticas e socioeconômicas.
Por exemplo, o judiciário e as polícias são componentes do Estado. As escolas, as universidades, as cidades, as repartições públicas, o corpo de bombeiros, os hospitais, os tribunais, as delegacias, as viaturas de polícia, as cidades e etc, tudo isso compõe o Estado. Isso é o Estado real. Então, se você é contra o Estado, você é contra a tudo isso, de modo que eu recomendo que vá morar com os bichos no mato.
A essa superestrutura social nós convencionamos chamar Estado.
O Estado não cria riquezas, mas apenas regula; legitima; sistematiza; legaliza; administra; vistoria as relações sociopolíticas e socioeconômicas no interior da sociedade, garantindo o funcionamento e a interação harmônica entre as várias estruturas da sociedade e os indivíduos. Ou você acha que os tribunais, as delegacias e os detrans existem apenas por existir?