Lipert escreveu: Aburame Hidan escreveu: Pior que apoiar a intervenção é achar que Brasil tem moral pra entrar nessa briga.
De fato, o Brasil foi o país que causou boa parte desse problema para a Venezuela, por conta do apoio do governo petista ao ditador venezuelano. Claro que não é disso que você está falando, mas deveria ser. Enfim, por conta disso, o Brasil tem obrigação moral de defender que a estabilidade e a democracia sejam reestabelecidas naquele país. Além disso, acho que no caso da Venezuela, são poucos os países que não teriam "moral" pra criticar o regime de exceção que existe lá;
Não é não criticar, mas achar que a gente entrar de forma bélica mesmo como sugeriram ali. Tem de ser criticado sim, como eu disse o Chavismo teve amplas chances de trazer desenvolvimento econômico e não fez para pautar-se unicamente em populismo.
O problema é que dependendo de quem esteja do lado da Venezuela, uma intervenção pode piorar bastante a situação. Tanto que citei os casos da Líbia, Iraque e Síria. Pq eles interviram nestes países se não tem pq “trazer estabilidade a região” como vc citou e isso nem foi alcançado, com estes países enfrentando instabilidade e guerra civil? Apesar disso, acho que a Venezuela é um pouco diferente, pois já teve alguma tradição democrática. Por isso concordo com Mujica, leia a entrevista dele sobre o tema.